Folha de S. Paulo


Com tela sensível ao toque, ultrabook da Qbex tem bom custo-benefício

"É um MacBook Air?" foi a frase que mais ouvi enquanto testava o Qbex Touch UX640, um ultrabook que tem entre seus principais atrativos um design muito semelhante ao do laptop da Apple -incluindo corpo de alumínio, espessura menor nas bordas e dobradiça preta.

Mas uma olhada mais atenta revela as diferenças, como o logotipo da marca brasileira no lugar da maçã, as dimensões maiores e um acabamento menos refinado. Mas a qualidade da construção é boa -o corpo demonstra ser firme e resistente.

O teclado e o touchpad não oferecem muita precisão. As teclas carecem de firmeza e prejudicam uma digitação mais rápida, e o touchpad frequentemente falha no reconhecimento de gestos, um problema habitual em laptops com Windows.

A tela sensível ao toque costuma responder bem aos comandos com os dedos, o que facilita muito o uso da nova interface do Windows 8. A qualidade da imagem, porém, não é das melhores. O nível de contraste é mediano, o ângulo de visão é limitado, e a resolução (1.366 pixels x 768 pixels) é baixa para um painel de 14", o que compromete a nitidez.

O UX640 tem um sistema de armazenamento híbrido com HDD (drive de disco rígido) e SSD (drive de estado sólido). Até por isso, ele é mais grosso e pesado do que o Air e ultrabooks mais sofisticados, que são equipados apenas com SSD -tecnologia mais rápida e mais leve do que o disco rígido tradicional.

Editoria de Arte/Folhapress

De qualquer maneira, o uso de SSD permite ao UX640 oferecer um desempenho razoável, principalmente na inicialização do sistema, bem veloz. Como qualquer ultrabook, porém, ele não é recomendável para tarefas que demandam hardware poderoso, como criação e edição de conteúdo multimídia e execução de games com gráficos 3D.

O UX640 tem preços a partir de R$ 1.799, mas as configurações mais básicas, com processador Core i3, podem ser frustrantes: lentidão para abrir alguns programas e pequenos travamentos ao rolar uma página ou ao navegar pela interface nova do Windows 8 são comuns. Esse chip é recomendado apenas para usos mais leves, com poucos aplicativos ou sites abertos ao mesmo tempo. Se possível, opte por uma das configurações com processador Core i5, que podem ser encontradas por R$ 2.000.

Segundo a Qbex, a bateria tem autonomia de seis horas. Nos testes, a duração mais comum ficou em quatro horas.

As limitações do UX640 são, de algum modo, até esperadas para um equipamento em sua faixa de preço. No geral, ele oferece um bom custo-benefício para quem não quer pagar muito por um ultrabook com tela sensível ao toque.


Endereço da página: