Folha de S. Paulo


Jogadores enfrentam problemas para acessar novo "SimCity"

Que tal desembolsar R$ 99 (ou até R$ 139,90) por um game que não funciona? O que você acha de ser obrigado a ter conexão com a internet mesmo se for para jogar sozinho? Ou ainda, como você se sentiria se iniciasse uma partida e horas depois ver que seu progresso não foi salvo?

É nesta situação que se encontram milhares de jogadores do novo "SimCity", simulador de cidades da Electronic Arts que enfrenta problemas desde o lançamento, que ocorreu na última terça-feira (5).

Reprodução
Erro no novo
Erro no novo "SimCity", simulador de cidades da desenvolvedora EA (Electronic Arts)

Os servidores do jogo estão constantemente lotados, o que deixa muita gente sem ter acesso ao game, já que para jogar "SimCity" é obrigatório estar conectado à um deles pela web.

O método lembra a época da internet discada: se não há espaço, você é colocado em uma fila de espera e um contador de tempo surge na tela, cronometrando 18 minutos até a próxima tentativa de conexão.

"Estamos com um volume de acesso extremamente alto no servidor, o que faz com que alguns jogadores não tenham acesso ao jogo", disse comunicado da EA enviado para a Folha.

A companhia explicou que a conexão permanente com a internet é necessária para que parte do processamento do game seja feita na nuvem, o que melhoraria o desempenho de "SimCity". Há quem diga que o sistema foi implementado apenas para dificultar a pirataria.

Reprodução
Tela de espera do novo
Tela de espera do novo "SimCity", simulador de cidades da Electronic Arts

A Amazon, maior varejista on-line dos EUA, suspendeu a venda do jogo por algumas horas nesta sexta-feira (8). O produto tem a média de uma estrela nas mais de 1.300 avaliações de usuários e a própria Amazon avisa antes de você comprar que o game está com diversos problemas.

A Electronic Arts desabilitou algumas funções do jogo para tentar aliviar os servidores, como a velocidade Guepardo (que acelera as ações e atividades da cidade). Algumas vezes, quando o jogador consegue acessar o jogo, o progresso não é salvo por causa da comunicação falha com os servidores.

Em junho do ano passado, em entrevista ao "Kotaku" a companhia prometeu não repetir o erro de "Diablo 3", lançado em maio de 2012, que tem o mesmo sistema de conexão obrigatória de SimCity e enfrentou diversos problemas no lançamento.

"A EA é uma companhia online. Definitivamente estamos prestando atenção nos problemas que a Blizzard [produtora de "Diablo 3"] está tendo, e estamos criando soluções e medidas para prevenir que o mesmo aconteça [com SimCity]."

Muito aguardado pelos fãs --o capítulo anterior da série foi lançado há dez anos--, o game continuará instável ao menos até segunda-feira. Engenheiros da EA vão trabalhar na manutenção e instalação de novos servidores para atender a demana.

"A nossa equipe responsável está trabalhando dia e noite para resolver esse problema para que todos os nossos fãs consigam acessar o jogo", disse a EA.


Endereço da página:

Links no texto: