Folha de S. Paulo


Feira de tecnologia mostra livros do século 11 com tecnologia do século 21

Os livros medievais de grande valor, que em geral são exibidos em caixas de vidro e só podem ser tocados com luvas, poderão ser consultados agora com tecnologia 3D graças a um sistema revelado nesta terça-feira na principal feira de tecnologia do mundo, na cidade alemã de Hanover.

Graças ao explorador interativo de livros em 3D, desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer da Alemanha, os leitores podem ler os textos em latim e aproveitar as ilustrações coloridas elaboradas há vários séculos, mas de forma moderna.

O texto é escaneado e disponibilizado em uma tela plana. Os leitores, de pé e a poucos metros de distância da tela, mudam as páginas movimentando as mãos no ar para acionar os sensores das câmeras.

O Instituto Fraunhofer trabalha com a Biblioteca do Estado de Baviera na cidade de Munique para levar algumas de suas coleções antigas a um público mais amplo, explicou o diretor do projeto, Paul Chojecki.

"Acredito que o livro mais antigo que foi digitalizado até agora tem pelo menos 1.000 anos", disse.

O leitor, apenas com os movimentos das mãos, pode interagir com o livro em 360 graus e em 3D.

"O passo seguinte seria melhorar o conteúdo digital. Podemos imaginar uma função de busca ou uma tradução simultânea se, por exemplo, você não fala latim", disse.

A CeBIT, a maior feira mundial de alta tecnologia em Hanover, estará aberta até 9 de março.


Endereço da página:

Links no texto: