Folha de S. Paulo


Campeão em modificação de PCs leva boneco de 3 m de altura para a Campus Party

O artista plástico Alexandre Ferreira, vencedor da competição de PCs personalizados da Campus Party 2012, levou um gabinete no formato do personagem da série japonesa "Gundam" com 3 m de altura para concorrer na edição deste ano do evento.

Feito em fibra de vidro, o corpo do robô gigante pesa 80 kg e comporta uma placa-mãe que aceita dois processadores, um chip Xeon (usado em servidores), drive de estado sólido e 16 Gbytes de memória RAM.

Yuri Gonzaga/Folhapress
Ferreira com seu
Ferreira com seu "Gundam", ainda inacabado, com o qual competirá em modificação de PCs na Campus Party

Ferreira, que é analista e pratica "case modding" (modificação de gabinetes) desde 2002, diz que o projeto levou um ano para ser finalizado, mas que a parte mais importante não é a competição. "Venho porque gosto de encontrar os conhecidos e falar com pessoas novas."

A técnica por meio da qual Ferreira cria seus "robôs-gabinete" é definida por ele como um "origami, só que com fibra de vidro", referindo-se à arte de dobradura de papel japonesa.

No ano passado, o artista residente de Mogi das Cruzes (SP) competiu com uma réplica do protagonista da série "Homem de Ferro".

"Gundam", série que estreou em 1979 com o título "Mobile Suit Gundam", foi pioneira no sub-gênero "real robot" de animação, no qual os autores buscam criar de maneira pouco fantasiosa, relativamente, as batalhas de seus protagonistas robóticos.

Em Tóquio, há um boneco de 18 m de altura em referência à série.

Yuri Gonzaga/Folhapress
Débora Rodrigues de Jesus e seu computador modificado tendo como tema o grupo Beatles
Débora Rodrigues de Jesus e seu computador modificado (gabinete ao fundo) tendo como tema o grupo Beatles

BESOUROS

Concorrente de Ferreira, Débora Rodrigues de Jesus participará do concurso com um PC de temática Beatles.

Além de um gabinete estilizado com o submarino amarelo que é um dos símbolos do grupo inglês, Rodrigues usa a tela de uma TV com imagens dos quatro de Liverpool.

Ela conta que levou três semanas para preparar o computador, com pintura, verniz e adesivos, e que contou com a ajuda de seu noivo. "Está chamando bastante atenção porque é colorido, então espero ganhar."

A parte interna do gabinete também merece atenção: os componentes são refrigerados à água e equipam um computador plenamente funcional.


Endereço da página:

Links no texto: