Folha de S. Paulo


É proibido cochilar: polícia vai acordar dorminhocos no metrô de NY

O metrô é uma das maiores obsessões dos nova-iorquinos e, a cada semana, uma polêmica toma conta das conversas nos cafés e pubs da cidade.

No começo de fevereiro, por exemplo, a polícia anunciou que vai acordar quem dormir nos vagões.

Reprodução
Homem dorme em vagão de metrô de NY
Homem dorme em vagão de metrô de NY

Os nova-iorquinos, que trabalham muitas horas, correm bastante e caem no sono e no ombro do passageiro ao lado com frequência, ficaram indignados.

A nova política do "shake and wake" (sacode e acorda) serve para tentar diminuir os furtos: 50% dos crimes reportados no metrô envolvem dorminhocos.

Riscos à parte, com o dólar nas alturas, só tem um jeito relativamente barato de conhecer Nova York hoje: de metrô.

Se a sujeira, os ratos e a falta de glamour te incomodam, os 5,6 milhões de passageiros diários, incluindo Amy Schumer, Tom Hanks, Sarah Jessica Parker e Kevin Bacon, não tão nem aí.

Além dos já conhecidos músicos subterrâneos e das obras de arte (Roy Lichtenstein na estação Times Square-42nd; Sol LeWitt na 59th-Columbus Circle), por menos de US$ 3 (US$ 2,75 no MetroCard) dá pra entender muito da vida local sem subir até a superfície.

Como disse um dia o ator Ethan Hawke: "Em Nova York, você tem o Donald Trump, o Woody Allen, um viciado em crack e um zé-ninguém, e eles estão todos no mesmo vagão de metrô".

Veja outros burburinhos recentes:

Pizza rat

RATO DA PIZZA, CIDADÃO DO ANO

Em setembro de 2015, um dos 2 milhões de ratos de Nova York viralizou ao tentar arrastar uma fatia de pizza pelas escadas do metrô. Desistiu no meio do caminho. Muita gente viu ali uma metáfora da luta cansativa e infrutífera pela sobrevivência na cidade. Teve quem o elegesse o nova-iorquino do ano. Surgiram tatuagens do herói roedor e, quando uma rua no Brooklyn ganhou o nome de Pizza Rat Boulevard, muita gente se assustou. Mas, ufa, era só cenário para a gravação de uma série.

*

Reprodução
Jake Gyllenhaal é fotografado usando metrô em NY
Jake Gyllenhaal é fotografado usando metrô em NY

GYLLENHAAL ONIPRESENTE

No dia 29 de dezembro de 2015, o ator de "O Abutre" e "Donnie Darko" foi avistado num vagão. E em 6 de julho, 24 de junho, 7 de maio... Com registros quase diários nas redes sociais, Jake é considerado o rei das celebridades subterrâneas. Isso explica muito a relação dos nova-iorquinos com famosos: sempre de boné ou gorro, Jake não anuncia aos fãs que está pegando metrô, e os passageiros fazem cliques discretos, não selfies.

*

Reprodução
Anúncio no metrô de NY do Dr. Zizmor
Anúncio do Dr. Zizmor no metrô de NY

A APOSENTADORIA DO DR. ZIZMOR

Gênio do marketing e dermatologista mais famoso de Nova York, o dr. Jonathan Zizmor ganhou notoriedade nos anos 1980 quando pôs seus anúncios extravagantes, com arco-íris psicodélicos, no metrô. Virou personagem cult, e o fim da sua carreira, em janeiro, teve status de tragédia. Agora, sobrou mais espaço para cartazes de "Brazilian butt lift" (aumento de bumbum à brasileira).

*

Thimoty A. Clary/AFP
No pants day no metrô de NY
No pants day no metrô de NY

SEM CALÇA

No auge do inverno, em janeiro, 4.000 passageiros andaram por 11 linhas de metrô de casaco, gorro e cachecol, mas sem calça. Como se fosse a coisa mais casual do mundo.

O "No Pants Subway Ride" nasceu há 15 anos como pegadinha entre amigos, virou celebração coletiva, se espalhou pelo mundo, mas ainda mexe com a rotina da cidade.


Endereço da página: