Folha de S. Paulo


Atores e fotógrafos recriam cenas clássicas de filmes brasileiros

Na comemoração dos cinco anos da Serafina, 17 atores e oito fotógrafos recriam cenas clássicas de oito filmes que marcaram o cinema nacional.

Na "seleção brasileira", Isis Valverde é a mulher aranha, interpretada originalmente por Sônia Braga, de "O Beijo da Mulher Aranha" (1985). O longa deu a Sônia reconhecimento no mercado internacional.

Já o galã Cauã Reymond reproduz a cena de "São Paulo S. A.", em que Walmor Chagas, no papel do personagem Carlos, ajuda a fazer uma análise pioneira da industrialização da capital paulista.

Miro
Isis Valverde reproduz a mulher aranha em
Isis Valverde reproduz a mulher aranha em "O Beijo da Mulher Aranha"; veja outros famosos em ensaio para a Serafina

Outro clássico para o qual a Serafina apresenta um remake é "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto. Desta feita, José Wilker, Sônia Braga e Mauro Mendonça foram substituídos por Reynaldo Gianecchini, Débora Nascimento e Zécarlos Machado, respectivamente. A adaptação do livro de Jorge Amado foi recordista de público no cinema brasileiro por 34 anos e recebeu indicação ao Globo de Ouro.

Com Paulo José e Grande Otelo, "Macunaíma" (1969) levou às telas uma versão tropicalista do romance de Mário de Andrade. Mais de 40 anos depois, o diretor Zé Celso encarnou a mãe do personagem central, vivido por Fabrício Boliveira.

Os papéis de Ney Latorraca e Tarcísio Meira –Arandir e Aprígio– em "O Beijo do Asfalto" (1981) tiveram como donos os atores Theodoro Cochrane e Sérgio Guizé. Baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, o filme de Bruno Barreto teve os diálogos adaptados para esta versão pelo próprio dramaturgo.

Indicado ao Globo de Ouro, "Pixote" (1981) acabou marcado pelo destino trágico do menino de rua que fez o papel principal. Após a fama, ele voltou a praticar crimes e foi morto por policiais. Em 2013, os atores Pedro Henrique e Mariana Lima foram fotografados por Felipe Hellmeister no lugar de Fernando Ramos da Silva e Marília Pêra.

Para completar a lista aparecem "Terra em Transe" (1967), feito durante a ditadura e que chegou a ser proibido por seu caráter subversivo, e "Central do Brasil" (1998), obra premiada que recuperou a credibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional.

A reprodução do filme de Glauber Rocha traz atores do grupo Teatro da Vertigem em cena; enquanto, na obra de Walter Salles, Fernanda Montenegro e Vinícus de Oliveira são representados por Sandra Corveloni e João Guilherme Ávila.

Vídeo

Assista ao vídeo em dispositivos móveis

Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook
Veja todas as reportagens do programa "TV Folha" aqui


Endereço da página:

Links no texto: