Folha de S. Paulo


O novo biquíni e o movimento pela libertação dos bumbuns aprisionados

Nos últimos verões, ela foi atacada, vilipendiada, humilhada e escondida em calçolas gigantes resgatadas do tempo de nossas avós.

As praias e piscinas, ao menos as frequentadas pelas modernas e fashionistas e as que aparecem em revistas e editoriais de moda, aderiram ao clima pudico. Pobre bunda!

Ao menor sinal de um pandeirão orgulhoso, assim bem à mostra, os tendenceiros (seguidores radicais de tendências, especialmente as estrangeiras) torciam o bico e declaravam: cafonas, piriguetes!

Mas neste verão chegou a hora da virada. Parece que tudo começou quando as cariocas –sim, elas são autoridade máxima mundial em praia– descobriram um novo modelito. Quem lançou foi a grife Vix, uma das marcas brasileiras de "beachwear" mais famosas no exterior. O nome é meio chatinho: "ripple", que pode ser traduzido como ondulação.

Os segredos são uma costura bem no centro da parte traseira da calcinha e laterais onduladas. O efeito é um desenho de coração, que dá a ilusão de que o bumbum está mais empinado. Um amor.

Reprodução
A moda brasileira não podia ficar mais tempo copiando os biquínis das gringas
A moda brasileira não podia ficar mais tempo copiando os biquínis das gringas

Não é nem de longe tão ousado quanto os antigos asa-delta ou a famosa tirinha de tecido que virou até marcha de Carnaval: "Monique, estou passando mal/Eu vi você na praia de fio dental".

A moda brasileira, tão ansiosa para entrar para o top 5 mundial, tão afoita para lançar tendências, não podia ficar mais tempo nessa de copiar os biquínis coador de café das gringas. Nada contra calcinhas médias, confortáveis, mas ninguém precisa de marcas de fraldão depois de uma tarde no Arpoador. Para quem quer esconder, os maiôs estão aí, elegantérrimos.

E não são só os brasileiros que estão na vibe de libertação das bundas. O fotógrafo canadense Raphael Mazzucco acaba de lançar o livro de fotos "Culo", que reúne imagens de beldades e de seus bumbuns, entre eles o da top brasileira Alessandra Ambrosio.

Maçã, melancia, moranguinho ou coração, não importa: saia dessa vida de complexada e bote seu bloco na rua com orgulho. E os tendenceiros que se roam até o inverno.


Endereço da página: