Folha de S. Paulo


Fotógrafo queridinho de astros de Hollywood traz exposição a SP

"Mario Testino, aquele que pode mudar seu destino."

A frase foi criada pelo dono de uma agência de modelos brasileira, mas quem a repete com um sorriso meio safado é o próprio Testino. Muito sorridente e à vontade, ele recebeu a Serafina no escritório de sua agência internacional de projetos, a Higher and Higher, que chegou à capital paulista neste ano e está instalada num prédio da Cidade Jardim.

Amigo de Kate Moss, fotógrafo oficial da família real britânica e queridinho de estrelas como Demi Moore, Nicole Kidman e o casal Brad Pitt e Angelina Jolie, ele de fato mudou o estilo da fotografia pop das últimas décadas.

Um de seus grandes feitos foi ter revelado Gisele Bündchen ao circuito da alta moda.

"A primeira vez em que vi Gisele, ela estava numa sala cheia de modelos. Não era a mais alta nem a mais bonita, mas tinha uma energia hipnótica. Ela é assim até hoje. Você conversa com ela e acredita que o mundo será melhor, que a vida vale a pena", exagera, com seu português fluente, carregado numa mistura de sotaque peruano e americano.

Mario Testino
Mario Testino em autorretrato especial para a revista Serafina; fotógrafo trará exposição ao país
Mario Testino em autorretrato especial para a revista Serafina; fotógrafo trará exposição ao país

Testino, 57, fez mais do que lançar tops. Seu olhar ajudou a definir a estética da era das supercelebridades.

Diante de suas lentes, astros e estrelas mostraram suas famílias, suas casas e seus corpos nus. "Quando entro na intimidade de Demi Moore e Ashton Kutcher, por exemplo, não chego apontando a câmera. Curto o momento, converso sobre os filhos, falo da vida, porque de fato gosto de estar com eles. Não é nada falso ou forçado. No momento propício, saco a máquina, como uma arma, e dou o clique certeiro. É preciso tato e rapidez para captar o instante", diz.

Ele pede um chá verde, abre um pouco a camisa por conta do calor, e volta ao assunto dos nus. No início da carreira, por dificuldade em conseguir roupas adequadas, ele começou a fotografar modelos peladas. E se apaixonou por essa "modalidade".

Lady Gaga e Kate Winslet, por exemplo, já tiraram tudo e posaram para suas lentes. Segundo o fotógrafo, o pacto de confiança entre ele e elas é sagrado. "A beleza da modelo está acima de tudo, inclusive do meu ego como fotógrafo. Por isso elas se entregam", afirma.

TUDO OU NADA

Os nus são uma das bases da exposição "Todo o Nada", que trará ao Brasil em março de 2012. A mostra, criada originalmente para o museu Thyssen-Bornemisza, de Madri, ficará em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

A exposição começa com looks de alta-costura, e vai despindo as modelos até chegar aos corpos descobertos.

"Tive oportunidade de fotografar as roupas mais incríveis do mundo, mas o que sei fazer melhor é conseguir o máximo de um corpo sem nenhuma decoração. Minhas modelos dizem que as deixo mais bonitas, e isso é uma grande honra para mim", sorri.

As brasileiras Gisele e Isabeli Fontana, entre outras, estão na mostra, que tem algumas imagens inéditas.

Ele não se cansa de dizer que ama trabalhar com os modelos brasileiros. Aliás, faz questão de deixar claro o quanto ama o Brasil, especialmente o "calor humano" do Rio de Janeiro.

O fotógrafo fez um livro só com imagens da cidade, "MaRio de Janeiro Testino" (2009), com prefácio de Caetano Veloso, e incluiu flashes da "Cidade Maravilhosa" em outras obras. Sem contar os editoriais feitos para grandes revistas de todo o mundo.

Testino fotografou de anônimos na praia a bonitões globais como Cauã Reymond e Fernanda Lima.

O primeiro contato com o Rio aconteceu quando ele era um adolescente, morador de sua cidade natal, Lima, no Peru. Certo verão, ele decidiu passar férias com uma amiga nas areias já famosas de Copacabana e Ipanema.

Voltou para casa causando furor na praia. "Todo mundo usava aquelas bermudas bem longas, Lima era e ainda é um cidade pudica. E eu apareci com uma sunguinha carioca. Fui o escândalo da temporada entre meus colegas", conta, às gargalhadas.

Nos anos 70, ficou amigo da socialite carioca e ex-modelo Andrea Dellal, uma de suas grandes companhias de vida e de festas. "Quando Andrea entrou num quarto onde estavam reunidos alguns amigos, achei que alguém tivesse aumentado as luzes. Era ela que brilhava, com aquele sorriso absurdo. Até hoje digo que ela é a mulher mais linda e mais elegante do Rio."

TRAMAS REAIS

Neste ano, a foto mais comentada de Testino não foi feita no Rio e nem tem nenhuma atriz ou celebridade da música. Todos ficaram de olho nas imagens oficiais do noivado e do casamento do príncipe William com Kate Middleton.

Testino tem um pacto de discrição sobre os assuntos reais. Fotografou a mãe de William, a princesa Diana, para um ensaio icônico da "Vanity Fair" (1997) e já clicou Charles e o príncipe Harry.

No dia da foto do noivado, o fotógrafo ficou comovido. Segundo ele, Kate e William estavam nervosos e obviamente apaixonados. "Depois que terminamos a sessão, eles começaram a se abraçar. Foi desses últimos minutos que saiu o clique definitivo. São dois jovens lindos, cheios de amor nos olhos, me emocionei."

O fotógrafo puxa alguma memória publicável sobre Lady Di e continua a conversa. "Diana era maravilhosa. E, você sabe, Charles foi muito criticado, mas ele também é um grande homem. Inteligente, divertido. Foi um dos pioneiros das fazendas ecológicas na Inglaterra, sabia?".

Discrição é um dos lemas de Testino. O fotógrafo conta que, pela proximidade, acompanha os momentos de festa, mas também os perrengues da vida das celebridades.

Em 2005, quando Kate Moss foi fotografada usando cocaína, o telefone de Testino disparou. Ele defendeu a amiga, que perdeu vários contratos publicitários mas depois se recuperou do escândalo.

Mas lembra que, durante a tormenta, a barra pesou para a família Moss. "Não tenho filhos, então vejo as crianças delas como minhas e sei do sofrimento que uma foto de jornal pode causar."

Ele critica o que chama de "tribunal popular" e diz que é partidário do lema "cuide de sua própria vida". "Quem é que nunca tomou 12 caipirinhas e deu de cara no chão? Quem nunca foi a uma festa e ficou louco?", dispara.

Com mais de 30 anos dedicados à fotografia, diz que está numa fase de retorno à América Latina, depois de muito tempo entre os EUA e a Europa. Tem visitado mais a família em Lima e estendido suas temporadas entre o Rio e a capital paulista.

"Dizem que São Paulo é uma cidade feia. Não acho que seja. Ela é mais densa, como Lima. Não é abertamente linda, como o Rio, mas possui um charme. Quem sabe não faço um livro sobre São Paulo?"

Testino vira a cadeira e dá de cara com suas paredes de vidro, com vista para uma área arborizada do Jardim Europa. "Até aqui tenho uma vista maravilhosa. Sou um homem mimado: aonde quer que eu vá, estou sempre cercado de beleza."


Endereço da página: