Folha de S. Paulo


"Bonequinha de Luxo" se mantém feminino, feminista e subversivo

A história da mocinha Holly Golightly, interpretada de forma definitiva por Audrey Hepburn, de fato merece revisitada. Tido como um filme fútil, um romance água com açúcar, é na verdade uma fábula subversiva sobre o medo de amar.

Uma das chaves para essa interpretação está no guarda-roupas de Holly, com vestidos assinados por Hubert de Givenchy, criador da maison francesa que leva seu sobrenome, e supervisão da top figurinista Edith Head. O figurino de Holly é todo baseado no conceito de proteção e de distanciamento. O preto, mais que elegância sisuda, sugere a viuvez ou o casamento anulado com o veterinário texano Doc, figura paterna ultraprotetora que a personagem adota na sua busca obsessiva por "um nome" que lhe dê status, segurança.

Golightly, vejam só, pode ser traduzido como "vá devagar". No livro, ela é um tipo de prostituta de luxo, o que no filme é apenas sugerido quando Holly, por exemplo, aparece nua enrolada num lençol. Os clientes/pretendentes a abastecem com joias e outros mimos, mas ela veste preto porque não está emocionalmente (mesmo o sexo é frio como sugere a cena) disponível para eles.

Mesmo o cigarro, vício da personagem, é fumado numa piteira, a uma distância segura da boca, como se ela fosse incapaz de segurar suas escolhas entre os dedos, cobertos por luvas. Holly tenta se convencer e ao seu vizinho e verdadeiro interesse amoroso, Paul (um escritor "cachorrinho de madame", sustentado por uma socialite), que está apaixonada pelo milionário José.

Reprodução
Aos 50 anos,
Aos 50 anos, "Bonequinha de Luxo" se mantém feminino, feminista e subversivo

José talvez a faça sentir a paz que só encontra quando está na joalheria Tiffany, templo consumista onde as dores e os medos da personagem, suas feridas, são representados por diamantes e pedras guardados dentro de vitrines.

Na famosa cena final, Holly desiste de fugir para o Brasil, outra metáfora de segurança como lugar idílico e solar, e literalmente decide se molhar, saindo do táxi sob uma chuva torrencial, da qual nem mesmo seu trench coat poderá protegê-la. A heroína corre atrás de seu gato sem nome (uma de suas máscaras de transferência), que ela havia abandonado, mas acaba encontrando também Paul. Uma gata assustada e um cachorro molhado, enfim, se beijam num beco chuvoso sem garantias nem segurança.

Com seus "kitten heels" (saltos de gatinho), ela dá o passo de fé cega que a liberta, e o filme termina, deixando os espectadores diante do abismo insondável do amor. Num mundo de jaulas, Holly é, numa mulher, a coragem de se lançar no escuro.


Endereço da página: