Folha de S. Paulo


Rejeitada nos empregos, mulher com doença rara de pele vence no caratê

Alberto Rocha/Folhapress
Winny Dias, que sofre de ictiose lamelar, doença incuravél
Winny Dias, que sofre de ictiose lamelar, doença incuravél

Formada em história e filosofia, além de ser técnica em enfermagem, Winny Dias, 29, nunca conseguiu emprego. A negativa aparece de várias formas, mas a razão pode estar em sua aparência.

Ela convive desde criança com a ictiose lamelar, doença rara e sem cura que resseca e causa fissuras na pele.

Convive também com suas consequências sociais, o bullying na infância (os professores associavam as marcas na pele a doença mental), os olhares assustados no transporte (mesmo com o ônibus lotado, ninguém se senta ao seu lado, embora a doença não seja contagiosa) e a falta de perspectiva de trabalho, que é o que mais a perturba.

Na faculdade de história, um professor perguntou sobre a doença e, na frente de toda a classe, questionou se ela realmente queria fazer aquele curso. "Quando terminou a aula, alunos me cercaram e me bombardearam de questões. Depois disso, muitos se afastaram."

Na época, o melhor amigo de infância começou a frequentar a mesma faculdade, mas não se aproximou. "Fiquei depressiva."

Winny encontrou no caratê uma forma de combater o preconceito. "A luta mostrou que eu não era diferente, podia ser e fazer o que quisesse", diz, lembrando que lá, ninguém a olhou "torto".

A autoestima conquistada -ela não se esconde em casa nem se recusa a tirar fotos- é consequência do esporte e do apoio psicológico recebido no grupo Dermacamp, iniciativa de uma ONG que reúne crianças, adolescentes e familiares com graves doenças de pele.

No tatame, ela venceu a luta, tornando-se campeã brasileira de caratê em 2016 e medalha de bronze neste ano. Winny não compete em categoria especial.


Endereço da página: