Folha de S. Paulo


Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 59 países no dia 29 de outubro

Regia Patriota/Divulgação
Mãe e filho portadores de psoríase posam para projeto fotográfico
Mãe e filho portadores de psoríase posam para projeto fotográfico exposto em 2013

Será comemorado, no dia 29 de outubro, o Dia Mundial da Psoríase, evento internacional dedicado à difusão de informações sobre a doença e melhoria da qualidade de vida dos portadores.

A data, estabelecida em 2004 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é replicada em 59 países por associações nacionais de pacientes, inclusive no Brasil.

A psoríase é uma doença crônica inflamatória da pele, autoimune e não contagiosa. A falta de informação sobre ela leva ao preconceito contra pessoas que têm a doença, prejudicando a qualidade de vida.

Vídeo da sociedade Brasileira de Dermatologia para o Dia Mundial da Psoríase de 2015

Cerca de 80% dos 5 milhões de brasileiros portadores de psoríase afirmam que já tiveram a autoestima e a vaidade afetadas por causa da doença, segundo levantamento da Psoríase Brasil (União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil).

Entre as atividades que marcam a data, a organização realizará o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica, na próxima quinta (19), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A implementação de políticas públicas para facilitar o diagnóstico e o acesso ao tratamento é um dos principais objetivos da frente parlamentar, que tem como presidente o deputado Sinval Malheiros (Pode-SP).

SAÚDE DA PELE

A Folha realiza no dia 26 de outubro o primeiro fórum Saúde da Pele, que discutirá os novos tratamentos na área, a questão do preconceito e o acesso a medicamentos no SUS e nos planos de saúde.

O evento, patrocinado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), acontece a partir das 8h no Rooftop 5 & Centro de Convenções, no Complexo Aché Cultural (rua Coropé, 88, Pinheiros), em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site Folha Eventos.


Endereço da página:

Links no texto: