Folha de S. Paulo


Conheça termos usados no setor ambiental

Leia os significados de alguns dos termos mais utilizados por especialistas em sustentabilidade e ambiente.

*

Acordo setorial - Ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, visando o compartilhamento da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos de um determinado setor da economia. Os acordos são realizados para fazer valer a PNRS.

Aterro sanitário - Depósitos onde são descartados resíduos provenientes de casas, indústrias, hospitais e construções. Normas técnicas seguidas na construção desses locais garantem prejuízos menores para o ambiente.

Economia circular - Sistema econômico no qual a produção é planejada para manter os bens, peças e materiais em circulação, criando novos ciclos produtivos, em vez de gerar lixo.

Logística reversa - Conjunto de ações que busca viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos às empresas para reaproveitamento no ciclo produtivo ou outra destinação ambientalmente adequada.

Lixão - Local de descarte de resíduos feito diretamente no solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Está previsto no PNRS que os lixões não existam mais em 2018.

Pedágio urbano - Em Londres, carro que circula pelo centro expandido entre 7h e 18h de segunda a sexta (exceto feriados) paga uma taxa de 11,50 libras (R$ 48). Motos, ônibus, táxis, carros elétricos e de deficientes não pagam. Existe um sistema de monitoramento por câmeras.

Plástico verde - Plástico feito a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar e o milho.

PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) - Instituída pela lei 12.305/10, contém instrumentos para o correto manejo dos resíduos sólidos. Prevê a redução na geração de lixo, pela prática de consumo sustentável, e distribui a responsabilidade sobre o destino dos resíduos entre todos os agentes geradores (fabricante, comerciante, cidadão etc.).


Endereço da página:

Links no texto: