Folha de S. Paulo


Seminário de gestão escolar termina destacando competências de gestores

Reinaldo Canato/Folhapress
1 - SAO PAULO SP BRASIL 28.09.2017 - FSP - Seminario Internacional Caminhos para a qualidade da educacao publica Cinearte Conjunto Nacional Avenida Paulista 2073 Foto Reinaldo Canato / Folhapress Mediadora Telma Vinha Universidade Estadual de Campinas Unicamp2 - SAO PAULO SP BRASIL 28.09.2017 - FSP - Seminario Internacional Caminhos para a qualidade da educacao publica Cinearte Conjunto Nacional Avenida Paulista 2073 Foto Reinaldo Canato / Folhapress Encerramento Mirela de Carvalho Instituto Unibanco
Mirela de Carvalho e Telma Vinha, do Instituto Unibanco, falam no encerramento do seminário

A importância de desenvolver nos gestores escolares competências como a visão sistêmica e a habilidade de promover a diversidade foi o destaque do encerramento do 3º Seminário Internacional de Gestão Escolar, promovido pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Folha e o Consed, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), no Cinearte, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Os temas, trazidos por especialistas nos dois dias de evento, foram relembrados por Mirela de Carvalho, gerente de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco, e Telma Vinha, professora do departamento de psicologia educacional da Unicamp, em palestra que finalizou o fórum.

"Muito foi falado sobre colocar o estudante no centro do processo, embora não seja fácil colocar isso em prática. Precisamos trabalhar competências que mudam a visão pessimista de que isso não pode ser feito", disse Mirela.

A adoção de uma visão sistêmica, de acordo com ela, é essencial. "Por mais que a gente trabalhe e acumule saberes, esses saberes precisam permitir a resolução de problemas dentro de uma estrutura de tomada de decisão."
Ainda dentre as habilidades ressaltadas pelas palestrantes está a promoção da convivência democrática por meio do diálogo dentro das escolas.

Segundo Telma, é preciso criar um clima de confiança que valorize a diversidade. "Trabalhar essa ideia é um desafio enorme, mas uma competência necessária e que deve ser fomentada pela formação do gestor."

Ela também trouxe a questão da necessidade de planejamento da carreira de gestão, e como isso se relaciona com as competências do profissional. "Temos que pensar no plano de carreira que defendemos. Muitos deles incentivam a competição e o agir solitário e podem ferir as competências desenvolvidas."


Endereço da página:

Links no texto: