Folha de S. Paulo


Veja quem são os convidados do fórum

A Folha realiza nos dias 3 e 4 de outubro, com patrocínio da Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio), o 2º Fórum Economia Limpa.

O evento, que discutirá as possibilidades para a criação de uma tributação verde no Brasil e a importância de investir em reciclagem, acontecerá a partir das 8h no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), em São Paulo

O fórum é gratuito e tem vagas limitadas. Para participar, é necessário se inscrever pelo site Folha Eventos.

Confira abaixo a lista de convidados.

*

Divulgação
Anderson Nassif

Anderson Nassif

Presidente da Cooperlol (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia), é membro da coordenação estadual do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e diretor da Rede Anastácia Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, que reúne cooperativas de cidades do interior de São Paulo.

-

Divulgação
Gustavo Patu

Gustavo Patu

Jornalista especializado em economia, é editor de Opinião da Folha de S.Paulo.

-

Divulgação
Carlos Mussi

Carlos Mussi

Economista e diretor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) no Brasil, é mestre em economia. Colaborou com várias secretarias e assessorias de ministérios e instituições da área econômica do governo federal.

-

Divulgação
Gabriela Otero

Gabriela Otero

Geógrafa e Mestre em Ciências, ambos pela Universidade de São Paulo, é coordenadora técnica da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

-

Divulgação
Carolina Tarrío

Carolina Tarrío

Jornalista, é uma das fundadoras do Movimento Boa Praça, que trabalha com ocupação e revitalização de espaços públicos. É diretora da assessoria de comunicação empresarial Cielo Comunicação. Mãe de dois filhos, aos quais gostaria de deixar um planeta mais saudável para viver, está alarmada com o fato de beber microplásticos a cada vez que abre as torneiras.

-

Divulgação
Edy Merendino

Edy Merendino

Atua como gerente de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak, empresa de embalagens para alimentos. É mestre em engenharia química, com especialização na França. Tem como foco de trabalho o desenvolvimento e implementação de tecnologias para a reciclagem de embalagens longa vida no Brasil, na América Latina e África.

-

Divulgação
Evelyne Eugênia Rodríguez Ortega

Evelyne Eugênia Rodríguez Ortega

É ministra para América Latina da Proméxico, agência do governo mexicano responsável pela coordenação de estratégias destinadas a reforçar a participação do México na economia internacional. Foi diretora-geral de programação e orçamento para agricultura, desenvolvimento social e meio ambiente da Secretaria da Fazenda do México. Economista, tem mestrado em políticas públicas pela Universidade Harvard.

-

Reprodução
Everardo Maciel

Everardo Maciel

Foi secretário da Receita Federal, da Fazenda do Distrito Federal e secretário-executivo dos Ministérios da Educação, da Casa Civil, do Interior e da Fazenda. É consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público.

-

Divulgação
Helena Veronese

Helena Veronese

Economista da área de estudos, projetos e pareceres da Tendências Consultoria, atua há mais de dez anos como macroeconomista do mercado financeiro. Foi da Ágora Corretora, do Bradesco BBI e da Mapfre Investimentos.

-

Divulgação
Ivan Cordeiro

Ivan Cordeiro

Agente fiscal de rendas, atua como consultor tributário na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É bacharel em análise de sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com MBA em engenharia de software pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

-

Divulgação
James Marins

James Marins

Advogado e pós-doutor em direito do Estado pela Universidade de Barcelona, escreveu diversos artigos científicos e livros sobre tributação. É consultor jurídico em Curitiba e presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, que investe em organizações de cunho social.

-

Divulgação
Juliana Marra

Juliana Marra

Gerente de assuntos corporativos da Unilever, tem formação em química industrial pela faculdade Oswaldo Cruz, com especialização em relações governamentais. É membro do conselho empresarial do Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem) e das diretorias da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza) e da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

-

Reinaldo Canato/Folhapress
Marcos Lisboa

Marcos Lisboa

É presidente do Insper, instituição de ensino superior que atua nas áreas de negócios, direito e engenharia. É doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia (EUA), foi secretário de política econômica no Ministério da Fazenda e é colunista da Folha.

-

Divulgação
Marcos Villas-Bôas

Marcos Villas-Bôas

Ex-conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) do Ministério da Fazenda e ex-assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. É doutor em direito tributário pela PUC-SP e pesquisador pós-doutoral independente em diversas universidades estrangeiras. Foi sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

-

Danilo Verpa/Folhapress
Marina Silva

Marina Silva

Ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora pelo PT, foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo Partido Verde e em 2014 pelo PSB. É graduada em história pela Universidade Federal do Acre e tem pós-graduação em teoria psicanalítica pela Universidade de Brasília e em psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília.

-

Divulgação
Odilon Guedes

Odilon Guedes

Professor de pós-graduação da Faculdade de Economia da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e de economia nas faculdades Oswaldo Cruz e Escola de Governo. Foi presidente do Sindecon-SP (Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo), membro do Conselho Federal de Economia e vereador e subprefeito na cidade de São Paulo pelo PT. Atualmente está no PSOL.

-

Divulgação
Renault Castro, da Abralatas

Renault Castro

É presidente-executivo da Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio) e economista formado pela UnB, com MBA em direito econômico pela FGV e mestrado pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Ocupou cargos em órgãos da área econômica do governo federal e encerrou sua carreira no setor público em 1998, depois de cumprir mandato de conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

-

Divulgação
Ronaldo Stabile

Ronaldo Moura Stabile

Vice-presidente da Abrin (Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação), é economista com especialização em administração de empresas e matemática financeira. É sócio-diretor da Recicladora Urbana, empresa especializada em ações de descarte correto de equipamentos eletrônicos, e membro do Conselho Fiscal do Sistema B Brasil, que identifica e certifica empresas que atuam na solução de problemas socioambientais.

-

Divulgação
Victor Bicca

Victor Bicca

Diretor de relações corporativas da Coca-Cola Brasil e presidente do Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), é advogado com especialização em assuntos legislativos pela Universidade de Georgetown, em Washington. É vice-presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e diretor de sustentabilidade e meio ambiente da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas).

-

Divulgação
Wilson Santos

Wilson Santos

É coordenador de projeto de sustentabilidade da cooperativa Vira-lata, em São Paulo. Foi organizador e executor da Rede Paulista de Comercialização Solidária de Materiais Recicláveis e coordenador do projeto "Educar para melhor preservar o meio ambiente", que atuava na formação de agentes ambientais, na cidade de Carapicuíba (SP).


Endereço da página:

Links no texto: