Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do fórum que debaterá desafios para a gestão escolar

A Folha e o Instituto Unibanco realizam, em 27 e 28 de setembro, o 3º Seminário Internacional de Gestão Escolar.

O evento debaterá formas de melhorar a gestão de instituições de ensino e acontece no Cinearte, no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073) a partir das 9h.

O seminário é gratuito e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se inscrever pelo site do evento.

Confira abaixo os convidados.

*

Divulgação
Idilvan Alencar

Antonio Idilvan de Lima Alencar

Secretário estadual da Educação no Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). É membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

-

Divulgação
Alexsandro Santos

Alexsandro Santos

Gerente de desenvolvimento de soluções do Instituto Unibanco. É doutor em educação pela USP. Na educação pública, atuou como professor, coordenador pedagógico, diretor de escola e formador de professores. Foi secretário-adjunto de educação em Franco da Rocha (SP). É consultor técnico legislativo-pedagogo da Câmara Municipal de São Paulo.

-

Divulgação
Bernadete Gatti

Bernadete Gatti

Membro titular da Academia Paulista de Educação, preside o Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Foi docente na USP, professora de pós-graduação da PUC-SP e pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas. Trabalhou como consultora da Unesco. É doutora em psicologia pela Universidade de Paris e pós-doutora pela Universidade de Montreal e Universidade Estadual da Pensilvânia.

-

Divulgação
Cesar Nunes

César Augusto Amaral Nunes

Pesquisador no Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral) da Unicamp. É doutor em física pela Universidade Técnica de Munique e possui especialização pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Coordena a participação brasileira no projeto "Desenvolvimento e avaliação da criatividade e do pensamento crítico" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). É membro do conselho consultivo do Pisa 2021 e pesquisador associado do Instituto Unibanco.

-

Divulgação
Claudia Sueli

Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

Secretária estadual da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. É pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde fez mestrado e doutorado em educação. É sócio-fundadora do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Inovação Social (Ibepis). Integra o Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

-

Divulgação
Elaine Hine

Elaine Hine

Trabalha com educação em Ontário, no Canadá, há 39 anos. É facilitadora do Conselho de Diretores de Ontário para um projeto que tem como objetivo oferecer oportunidades aos diretores escolares. Tornou-se superintendente de Educação em 2001 e atuou com o Ministério da Educação de Ontário em 2005.

-

Divulgação
Fernando Abrucio

Fernando Luiz Abrucio

Doutor em ciência política pela USP, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e coordenador de graduação em administração pública da FGV-SP. É consultor de governos, instituições internacionais e ONGs, como BID, Pnud, Banco Mundial e WWF. É membro do conselho de governança do Todos Pela Educação e coordenador do núcleo de educação e políticas públicas do Instituto Unibanco.

-

Divulgação
Gersem José dos Santos

Gersem José dos Santos Luciano

Professor adjunto e diretor de políticas afirmativas da Universidade Federal do Amazonas, onde graduou-se em filosofia. É mestre e doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília. Índio Baniwa, foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, da coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e diretor-presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas. Foi secretário municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM), conselheiro do Conselho Nacional de Educação e coordenador geral de educação escolar indígena do Ministério da Educação.

-

Divulgação
Guiomar Namo

Guiomar Namo de Mello

Membro do conselho estadual de educação de São Paulo e da comissão que está reformulando as diretrizes curriculares dos cursos de formação de professores. Participou da construção do currículo da educação básica da secretaria estadual de Educação de São Paulo e da concepção do programa de capacitação de professores para o novo currículo. É doutora em educação pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade de Londres.

-

Divulgação
Izolda Cela

Izolda Cela

É vice-governadora do Ceará. Como secretária de Educação, foi responsável pela implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Foi secretária de Educação do município de Sobral (CE). É graduada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem especialização em gestão pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

-

Divulgação
José Verdasca

José Lopes Cortes Verdasca

Professor e membro do centro de investigação em educação e psicologia da Universidade de Évora, em Portugal. Possui doutorado em ciências da educação. Foi professor no ensino básico e secundário, orientador pedagógico, pró-reitor da Universidade de Évora, diretor regional de educação do Alentejo e coordenador nacional do programa Mais Sucesso Escolar do Ministério da Educação de Portugal.

-

Divulgação
Laurinda Ramalho

Laurinda Almeida

Professora e vice-coordenadora do programa de estudos pós-graduados em educação da PUC-SP. Trabalhou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na rede pública e em órgãos centrais da secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É doutora em psicologia da educação pela PUC-SP.

-

Divulgação
Luis Bretel Bibus

Luis Bretel Bibus

Professor visitante e assessor acadêmico e pedagógico de instituições de ensino do Peru, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e México. Foi diretor de educação básica do Ministério de Educação do Peru. Tem experiência no desenho de programas de modernização pedagógica.

-

Divulgação
Macae

Macaé Evaristo

Secretária estadual de Educação de Minas Gerais. Professora da rede municipal de Belo Horizonte desde 1984, onde trabalhou na coordenação e direção de escola pública. Foi secretária adjunta e secretária municipal de Educação. Foi professora do curso de magistério intercultural indígena e coordenou o programa de implantação de escolas indígenas de Minas Gerais. Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

-

Divulgação
Manuel Palacios

Manuel Palácios

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) e doutor em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e possui experiência na área de avaliação de sistemas, instituições e programas educacionais.

-

Divulgação
Seminário Gestão Escolar - Mirela de Carvalho

Mirela de Carvalho

Gerente de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco. Foi gerente de projetos no Instituto Ayrton Senna, assessora na secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Economista, tem doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

-

Divulgação
Ricardo Henriques

Ricardo Henriques

Economista, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Foi membro do conselho de administração do International Institute for Education Planning (IIEP), da Unesco, e é membro dos conselhos da Anistia Internacional Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gife, Instituto Natura, Sou da Paz e Todos pela Educação.


Endereço da página: