Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do fórum sobre agronegócio sustentável

A Folha promove, nos dias 14 e 15 de setembro, o fórum "Agronegócio Sustentável", que discutirá os desafios para o desenvolvimento do setor no país.

Entre os temas discutidos estarão o crescimento da agricultura orgânica, logística e infraestrutura e inovações tecnológicas.

O seminário acontece na Associação Paulista de Supermercados - APAS, (rua Pio XI, 1.200, Alto da Lapa), a partir das 8h30.

O evento é patrocinado pela Apex Brasil, Banco do Brasil, governo de Goiás, governo de Mato Grosso e Bayer, e conta com apoio da Siemens e do governo de Mato Grosso do Sul.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo a lista de convidados.

*

Divulgação
Alexandre Alonso

Alexandre Alonso Alves

É pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia. É membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É professor da Fundação Getúlio Vargas no curso de mestrado profissionalizante em agronegócios.

-

Divulgação
(Amanda Cosenza

Amanda Cosenza

É gerente de Sustentabilidade da Archer Daniel Midland do Brasil. Pós-graduada em direito ambiental, tem MBA executivo na área de administração de empresas. Tem experiência como executiva de sustentabilidade e meio ambiente há mais de 20 anos, em empresas como Ambev, Suzano Papel e Celulose, Sadia e Biosev.

-

Divulgação
Ciro Campos

Ciro Campos

É assessor do ISA (Instituto Socioambiental) desde 2009, atuando no Programa Rio Negro, com base em Roraima, e no Programa de Política e Direito Socioambiental, em Brasília. É biólogo pela UFPA, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e especialista em produção familiar rural.

-

Divulgação
Emerson Giacomelli

Emerson Giacomelli

É coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e presidente da Cootap (Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre), ambos pertencentes ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Ingressou no movimento em 1989. Entre 2009 e 2012, presidiu a Coceargs (Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul).

-

Divulgação
Gerhard Bohne

Gerhard Bohne

É diretor de operações interino da divisão Crop Science da Bayer. Está no Grupo Bayer há mais de 30 anos (desde 1986), onde ocupou diversas posições nas áreas de Regulatório, Pesquisa, Desenvolvimento, Marketing e Operações.

-

Divulgação
Gustavo Spadotti

Gustavo Spadotti

Engenheiro agrônomo e doutor pela Unesp, é analista da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde faz parte do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica e coordena o projeto especial sobre Macrologística da Agropecuária Brasileira.

-

Divulgação
Heygler de Paula

Heygler de Paula

É diretor operacional do AgriHub, startup de inovação tecnológica para agricultura e pecuária. É especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Administrador pela PUC-MG. Foi responsável por alianças e parcerias do programa Start-Up Brasil, iniciativa público-privada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

-

Divulgação
Ibiapaba Netto

Ibiapaba Netto

É diretor executivo da CitrusBR. Graduado em jornalismo, especializou-se na cobertura do agronegócio brasileiro enquanto repórter e editor. À frente da comunicação corporativa da Agência Prole, especializada em projetos ligados à reputação de empresas e pessoas, atuou em projetos de reestruturação da comunicação do setor da laranja no Brasil.

-

Divulgação
Izabella Teixeira

Izabella Teixeira

Foi ministra do Meio Ambiente entre 2010 e 2016. É bióloga com doutorado em planejamento ambiental pela UFRJ. É funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Conduziu projetos e programas ambientais e de programas de cooperação internacional, como o Painel de Sustentabilidade Global da ONU.

-

Divulgação
Kátia Abreu

Kátia Abreu

É senadora em segundo mandato pelo Tocantins. Foi a primeira mulher ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (2015 a 2016). É psicóloga, produtora rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) desde 1996. É filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

-

Divulgação
Leonardo Jayme

Leonardo Jayme

É secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. É graduado em direito e tem MBA em administração e contabilidade pública. Foi membro do Conselho Consultivo Interministerial do Álcool e do Açúcar e vice-presidente da Adial (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás).

-

Divulgação
Luiz Fayet

Luiz Fayet

É consultor para logística e infraestrutura da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Já atuou como presidente do Banco do Estado do Paraná, diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil e secretário geral-adjunto do Ministério da Fazenda.

-

Divulgação
Marcos Jank

Marcos Jank

É presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance - ABAA), organização que reúne entidades do agronegócio exportador brasileiro. Anteriormente, foi vice-presidente de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico. Escreve para a Folha aos sábados, a cada duas semanas.

-

Divulgação
Marconi Perillo

Marconi Perillo

Governador do Estado de Goiás, cumpre seu quarto mandato no cargo (1999 a 2002, 2003 a 2006, 2011 a 2014 e desde 2015). Já foi deputado estadual (1991 a 1995), deputado federal (1995 a 1998) e senador (2007 a 2010). Graduou-se em direito em 2010. É filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

-

Folhapress
Mauro Zafalon

Mauro Zafalon

Há 41 anos na Folha, é jornalista desde 1972. Formado em ciências sociais e jornalismo, é especializado em agronegócio e tem MBA em derivativos agrícolas pela BM&F e USP. Escreve para a Folha de terça a sábado na coluna Vaivém das Commodities.

-

Divulgação
Paulo Stark

Paulo Stark

É presidente da Siemens Brasil desde outubro de 2011. Antes, foi diretor do setor de Infraestrutura e Cidades da empresa. É membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebeds) e já ocupou postos de liderança no México e Alemanha.

-

Divulgação
Pedro Taques

Pedro Taques

Governador do Estado de Mato Grosso. De 2011 a 2014, exerceu o cargo de senador pelo mesmo Estado. Na década de 90, foi procurador do Estado de São Paulo e procurador da República. É filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

-

Divulgação
Roberto Jaguaribe

Roberto Jaguaribe

É Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No exterior, serviu como Embaixador do Brasil na China e no Reino Unido. Tem passagem pelos ministérios de Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e de Planejamento e Orçamento.

-

Divulgação
Sylvia Wachsner

Sylvia Wachsner

Coordena os projetos de agricultura orgânica e sustentabilidade da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura). Pós-graduada pela Harvard Business School de Boston, é também coordenadora da Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro.

-

Divulgação
Taissara Martins

Taissara Martins

Na Nestlé, onde está há oito anos, atua como gerente da área de Qualidade de Leite Fresco e Desenvolvimento de Fornecedores, ligada à produção de leite orgânico. É engenheira agrônoma pela Unesp e tem MBA Executivo pelo Insper.

-

Divulgação
Tarcísio Hübner

Tarcísio Hübner

É vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil. Graduado em ciências econômicas, com MBA em gestão avançada de negócios, tem especialização em agronegócios e em marketing, com ênfase em serviços.


Endereço da página:

Links no texto: