Folha de S. Paulo


Confira a programação do fórum sobre redução de danos

A Folha promove no dia 23 de agosto (quarta-feira) o fórum Mudança de Hábitos e Redução de Danos à Saúde.

O evento discutirá práticas e políticas para reduzir os riscos à saúde de pessoas que não conseguem ou não desejam parar de fumar ou de beber.

Sobre o tabaco, um dos principais temas a serem debatidos será a troca do cigarro por dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) e se eles podem ser considerados redução de danos. No caso das bebidas alcoólicas, será discutida a promoção do consumo consciente e medidas para evitar o consumo por crianças e adolescentes.

A palestra de abertura será do psiquiatra Arthur Guerra, presidente-executivo do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), coordenador do programa municipal Redenção, para tratamento de usuários de crack, e professor da Faculdade de Medicina da USP.

O evento, patrocinado pela Philip Morris, terá início às 8h no teatro Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos.

Veja abaixo a programação do seminário.

*

Fórum Mudança de Hábitos e Redução de Danos à Saúde

Dia 23 de agosto (quarta-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
HORÁRIO: das 8h às 9h

ABERTURA
HORÁRIO: das 9h às 9h30
PARTICIPANTE: Arthur Guerra, psiquiatra e presidente-executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa)

-

MESA 1: Redução de danos no uso de tabaco
HORÁRIO: das 9h30 às 11h
PARTICIPANTES: Alice Chasin, professora de toxicologia na Faculdade Oswaldo Cruz; Nveed Chaudhary, coordenador de comunicação científica da Philip Morris International; Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP

-

COFFEE BREAK
HORÁRIO: das 11h às 11h20

-

MESA 2: Redução de danos no consumo de bebidas alcoólicas
HORÁRIO: das 11h20 às 12h50
PARTICIPANTES: Isabel Tremarin, coordenadora de orientação educacional do Colégio Anchieta; Quirino Cordeiro Júnior, coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde; Rubens Adorno, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP


Endereço da página:

Links no texto: