Folha de S. Paulo


Acidentes de trânsito custaram 2,3% do PIB do Brasil em 2016, diz pesquisa

Reinaldo Canato/Folhapress
SAO PAULO SP BRASIL 30.05.2017 - FSP -Seminario Seguranca no Transito DA ESQUERDA PARA DIREITA Albert Pellegrini, cicloativista Carlos Roberto Almeida Franca, chefe da divisao de producao e analista de projetos da fundacao Seade Natalia Oliveira, coordenadora do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros. Teatro Unibes Cultural Rua Oscar Freire 2500, Sao Paulo, SP
Da esq. para dir. Albert Pellegrini, Carlos França, Natalia Oliveira e moderador Alencar Izidoro

O Brasil perdeu R$ 146 bilhões em 2016 por conta dos acidentes de trânsito, o equivalente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O cálculo é do Centro de Pesquisas e Economia do Seguro (Cpes), da Escola Nacional de Seguros, e corresponde ao valor que seria gerado pelo trabalho de vítimas que morreram ou ficaram inválidas após acidentes.

O custo da insegurança foi o tema debatido por especialistas na última mesa do fórum sobre segurança no trânsito, promovido pela Folha em parceria com a Ambev e a Labet Exames Toxicológicos na segunda (29) e terça-feira (30).

"É pouco ético a gente perguntar quanto custa uma vida. Mas temos que saber o quanto a sociedade, como um todo, perde quando tiramos essa vida", disse Natália Oliveira, economista do Ceps.

"Quase 75% dos acidentados estão na população economicamente ativa. São pessoas que deveriam estar trabalhando", afirmou Oliveira.

Somente em rodovias federais e estaduais, foram R$ 5 bilhões perdidos em 2016, segundo pesquisa da fundação Seade (Sistema Estadual de Análises de Dados) encomendada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O número leva em conta gastos como a destruição do veículo, despesas hospitalares e a perda de produtividade.

"São aproximadamente R$ 15 milhões por dia. São números muito assustadores", disse Carlos França, chefe da divisão de produção e analista de projetos da fundação.

Para Oliveira, os números demonstram urgência no investimento em segurança viária no país. "O Brasil precisa gastar dinheiro para aumentar fiscalização, melhorar estradas. Não é como um investimento em educação, que, apesar de necessário, demora 20 anos para trazer um retorno. Você aumentar a fiscalização para mudar um comportamento no trânsito traz um retorno financeiro agora".


Endereço da página: