Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário sobre exploração sexual infantil

A Folha promove, no dia 18 de maio, o Fórum Exploração Sexual Infantil, realizado em parceria com o Instituto Liberta.

O fórum discutirá formas de combater essa prática criminosa que vitima crianças e adolescentes pelo Brasil. Veja a programação completa aqui.

O evento será realizado a partir das 9h no teatro Unibes Cultural, na rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo a lista de convidados.

*

Divulgação
Assis Oliveira

ASSIS OLIVEIRA

É professor de direitos humanos da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando na Universidade de Brasília (UnB) é mestre pelo programa de pós-graduação em direito da UFPA. Advogado, coordena o grupo temático "Direitos, Infâncias e Juventudes" do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

-

Divulgação
Beatriz Azeredo

BEATRIZ AZEREDO

É diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e professora adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em economia pelo UFRJ, foi diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e diretora das áreas de desenvolvimento social, infra-estrutura urbana e planejamento do BNDES, entre 1996 e 2002.

Divulgação
Claudia Vidigal

-

CLAUDIA VIDIGAL

É secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. Graduada em Psicologia pela PUC-SP, fez especialização em psicodrama pelo Instituto J.L. Moreno e pós-graduação em administração para o terceiro setor pela Fundação Getúlio Vargas. É fundadora do Instituto Fazendo História, que presidiu por oito anos.

-

Divulgação
Danielle Martins Silva

DANIELLE MARTINS SILVA

Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios desde 2004, onde colabora com a Coordenação dos Núcleos de Direitos Humanos. Pós-graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho.

-

Divulgação
Dináurea Cheffins

DINÁUREA CHEFFINS

Vice-presidente de recursos humanos da Atlantica Hotels International, onde trabalha há 18 anos. É formada em psicologia e desenvolveu toda sua vida profissional na área de recursos humanos, tendo atuado no Maksoud Plaza, em São Paulo, no antigo Hotel Quatro Rodas e no Sheraton, em Recife, e no Sheraton Rio, onde ficou por nove anos.

-

Divulgação
Eduardo Rezende Melo

EDUARDO REZENDE MELO

Juiz membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é diretor da Associação Internacional de Juízes e Magistrados da Juventude e Família (AIMJF). Graduado em direito pela USP e em filosofia pela PUC-SP, tem mestrado em filosofia pela PUC-SP e em estudos avançados em direito da infância pela Universidade de Friburgo, Suíça.

-

Divulgação
Eva Dengler

EVA DENGLER

Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil. Bacharel em relações públicas com especialização em comunicação social, atuou na direção das áreas de planejamento e atendimento de agências de comunicação, marketing e eventos de 1985 a 2001. Atua para Childhood Brasil desde 2004 como consultora e foi responsável pela criação e coordenação do Programa Na Mão Certa.

-

Divulgação
Fabiana Gorenstein

FABIANA GORENSTEIN

É oficial de Proteção do Unicef desde 2013. É graduada e mestre em direito constitucional pela Universidade de Brasília, tendo defendido dissertação sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a exploração sexual. Trabalhou em diversas organizações da sociedade civil nacionais e internacionais de direitos humanos e de crianças e adolescentes.

-

Zanone Fraissat/Folhapress
Fafá de Belém

FAFÁ DE BELÉM

Cantora, é ativista na defesa da causa das meninas balseiras, jovens prostituídas nas margens do rio Amazonas, em seu Estado natal.

-

Divulgação
Fernanda Lopes

FERNANDA LOPES

É representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas, onde entrou em 2007 como Assessora para HIV/Aids e, em seguida, atuou como Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos. Bióloga, mestre e doutora em saúde pública, com mais de 10 anos de experiência em pesquisa na área de sexualidade, mulheres e Aids, racismo e saúde.

-

Divulgação
Flávio Debique

FLÁVIO DEBIQUE

Gerente técnico de Proteção Infantil e Incidência Política na Plan International Brasil, atua há vinte anos na área de desenvolvimento, com foco na promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Mestre em ética social e desenvolvimento humano e especialista em investigação social, atuou em países como Colômbia, Chile e Itália e em Estados brasileiros como Maranhão, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte.

-

Divulgação
Heloisa Oliveira

HELOISA OLIVEIRA

É a principal executiva e gestora da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, desde julho de 2010. É bacharel em ciências econômicas, formada pelo Uniceub, com MBA e especialização em governança corporativa pela USP. Presidiu a Fundação Banco do Brasil de 1999 a 2003 e foi diretora de subsidiária do banco de 2003 a 2004.

-

Divulgação
Laura Carneiro

LAURA CARNEIRO

Está no quarto mandato como deputada federal, hoje pelo PMDB-RJ. É vice-líder do partido na Câmara e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Foi secretária municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (1993/1994). É advogada formada pela UERJ.

-

Pedro França/Agencia Senado
Lidice da Mata (PSB-BA)

LÍDICE DA MATA

Senadora pelo PSB da Bahia desde 2011. Já foi deputada federal e estadual, em dois mandatos cada, e prefeita de Salvador de 1993 a 1996. Coordena a Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e integrou a CPMI de combate à violência contra a mulher.

-

Marlene Bergamo - 11.jan.2016/Folhapress
Luciana Temer

LUCIANA TEMER

Diretora-presidente do Instituto Liberta. Foi secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Doutora em direito pela PUC-SP, é professora assistente da Faculdade de Direito da PUC-SP e professora do curso de mestrado em direito na Uninove. Foi delegada de polícia (1993 a 1997) e secretária de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo (2001 e 2002).

-

Divulgação
Luis Henrique Calil

LUIS HENRIQUE CALIL

É diretor comercial e de novos negócios na Cinesystem Cinemas, empresa do grupo Stratus. Engenheiro de produção pela Ufscar, tem pós-graduação em marketing e finanças e MBA pela Ohio University. Tem mais de 20 anos de experiência como diretor comercial e de marketing em empresas de varejo como Martins, Grupo Pão de Açúcar e Almeida Jr Shopping Center.

-

Divulgação
Maitê Gauto

MAITÊ GAUTO

Assessora em advocacy e políticas públicas da Fundação Abrinq. Bacharel em ciências sociais pela USP e mestre em gestão e políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas, atua no terceiro setor há mais de dez anos. Atualmente, coordena as ações de incidência no Legislativo e Executivo federais e acompanha a agenda internacional sobre direitos de crianças e adolescentes.

-

Divulgação
Marcelo Gondim

MARCELO GONDIM

Presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, é policial rodoviário desde 1994. É membro titular da Comissão Judiciária Interinstituicional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Exploração Infantil do TJ-SP. Tem graduação em administração de empresas e pós-graduação em gestão de políticas públicas e de segurança pública pela PUC-SP.

-

Divulgação
Maria do Rosário

MARIA DO ROSÁRIO

É deputada federal no quarto mandato (PT-RS) e coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. No governo Dilma, foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. É pedagoga pela UFRGS, mestre em educação com o tema "Pedofilização e mercado: o corpo-produto de crianças e adolescentes na era de direitos no Brasil" e doutoranda em ciência política pela mesma universidade.

-

Bruno Poletti/Folhapress
Mel Lisboa

MEL LISBOA

Atriz, já participou de telenovelas da Globo e da Record. No teatro, atuou como a cantora Rita Lee no musical "Rita Lee Mora ao Lado" e está em cartaz com o musical "Roque Santeiro". No início da carreira, ficou conhecida por interpretar a personagem-título na minissérie da Globo "Presença de Anita".

-

Divulgação
Raphael Lafetá

RAPHAEL LAFETÁ

É diretor do Instituto MRV, braço social da MRV Engenharia, e presidente do Conselho Penitenciário de Minas Gerais. Já foi sócio-diretor da ASA Incorporadora e diretor do Banco Intermedium. É graduado em engenharia mecânica pela UFMG e em engenharia financeira na Fundação Dom Cabral.

-

Divulgação
Roberta Merly

ROBERTA MERLY

Delegada de Polícia do Estado do Amazonas, atualmente titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher e Menor Vítima de Manacapuru (AM). É graduada em direito e pós-graduada em psicologia jurídica pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

-

Zanone Fraissat/Folhapress
Rosely Sayão

ROSELY SAYÃO

Psicóloga e consultora em educação, é colunista do caderno "Cotidiano" da Folha.

-

Divulgação
Tatiana Savoia

TATIANA SAVOIA

Formada em ciências sociais pela USP, mestra e doutora em sociologia pela mesma universidade, é professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Endereço da página:

Links no texto: