Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário sobre inovação educativa

A Folha promove, nos dias 24 e 25 de maio, o 2º Fórum de Inovação Educativa. O evento tem patrocínio da Fundação Telefônica Vivo.

O seminário debaterá a Base Nacional Curricular Comum e a formação de professores.

O evento será realizado a partir das 9h no teatro Unibes Cultural, na rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo a lista de convidados.

*

Divulgação
Cesar Callegari

Cesar Callegari

Sociólogo, é diretor da Faculdade Sesi-SP de Educação, presidente do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada) e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, secretário de educação básica do Ministério da Educação, diretor de operações do Sesi-SP e membro do conselho de governança do movimento Todos pela Educação. Na área científica, foi secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e presidente do conselho da Finep. Foi deputado estadual.

-

Divulgação
Claudia Costin

Cláudia Costin

É professora visitante de Harvard e colunista da Folha. Foi diretora sênior para educação no Banco Mundial. Trabalha para o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe). Foi secretária de Educação do Rio de Janeiro e ministra de Administração Pública e Reforma Estadual no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

-

Divulgação
Cybele Amado

Cybele Amado

É formada em pedagogia e mestre em desenvolvimento e gestão social pela Universidade Federal da Bahia. Há mais de 20 anos, está à frente de iniciativas sociais voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública e, desde 2007, acumula os cargos de diretora executiva e presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). Foi vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2012.

-

Divulgação
Guiomar Mello)[140-115](

Guiomar Namo Mello

É diretora da Ebrap (Escola Brasileira de Professores), empresa dedicada a estudos, iniciativas e projetos na área de educação inicial e continuada de professores da educação básica. Formada em pedagogia pela USP, fez mestrado e doutorado em educação na PUC-SP, e pós-doutorado no Institute of Education da London University. Foi secretária municipal de Educação em São Paulo e consultora do Banco Mundial.

-

Divulgação
José Carlos Rothen)[140-115](

José Carlos Rothen

É professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência como professor da educação básica. Trabalhou com assessoria pedagógica à coordenadores de educação superior e na elaboração e implantação de projetos pedagógicos.

-

Divulgação
Juçara Vieira)[140-115](

Juçara Vieira

É professora da rede pública estadual desde 1970. Formou-se em letras, com especializações em língua portuguesa e em literatura brasileira, é doutora em políticas públicas e gestão da educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente do CPERS, (sindicato dos educadores do Rio Grande do Sul) e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

-

Divulgação
Kátia Helena Schweickardt

Kátia Helena Schweickardt

É secretária municipal de Educação de Manaus. Tem doutorado em sociologia e antropologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestrado em sociedade e cultura na Amazônia pela UFA (Universidade Federal do Amazonas). Foi coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas e secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus. É professora do departamento de ciências sociais da UFA.

-

Divulgação
Lisete Arelaro

Lisete Arelaro

É pedagoga e doutora em educação. Fez parte da equipe do professor Paulo Freire na secretaria municipal de Educação de São Paulo e foi secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema, diretora da Faculdade de Educação da USP e presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos. É professora sênior da Faculdade de Educação da USP e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).

-

Divulgação
Luciana Caparro

Luciana Caparro Costa

Leciona desde 2000. É professora da escola municipal de educação fundamental Desembargador Amorim Lima desde 2004. É formada em magistério superior pela USP e pós-graduada em educação inovadora pelo Instituto de Singularidades. Possui pós-graduação em gestão ambiental pelo Portal Educação.

-

Divulgação
Luciano Meira

Luciano Meira

É Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley, mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. É professor de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco e do curso de mestrado em design de artefatos digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Foi professor visitante na Universidade de Stanford.

-

Divulgação
Mário Ghio

Mário Ghio

É vice-presidente acadêmico e de educação básica na Kroton, grupo do setor educacional. Graduou-se em engenharia química pela Escola Politécnica da USP e possui MBA pelo Insper.

-

Divulgação
Mila Gonçalves

Mila Gonçalves

Gerente de projetos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil, psicóloga e mestre em ciências da comunicação pela USP. Especialista em gestão e produção em ensino à distância pela Universidad Carlos III de Madrid. Em sua trajetória na universidade, integrou a equipe do laboratório de pesquisa sobre infância, imaginário e comunicação da USP por dez anos. Atuou no Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e também como docente universitária e em pós-graduação.

-

Divulgação
Naomar Filho

Naomar de Almeida Filho

É reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia. É professor titular de epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, onde foi reitor de 2002 a 2010. Foi professor visitante na universidade Harvard. É co-autor do livro "Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos".

-

Divulgação
Paula Carolei

Paula Carolei

Coordenadora e professora do curso de graduação em design educacional da Unifesp. Possui graduação em ciências biológicas pela USP, mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em educação pela USP. Trabalha com tecnologia educacional desde 1993.

-

Divulgação
Priscila Cruz

Priscila Cruz

É fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em administração (FGV) e direito (USP), mestre em administração pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar.


Endereço da página:

Links no texto: