Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário 'Jornada do paciente com câncer'

Veja abaixo quem são os palestrantes e debatedores do seminário "Jornada do paciente com câncer".

O seminário acontece nos dias 24 e 25 de abril (segunda e terça-feira), em São Paulo, no teatro Unibes (Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré), das 9h às 12h40.

As inscrições devem ser feitas pelo site.

*

Divulgação

Andréia Melo

É chefe da Divisão de Ensaios Clínicos e Desenvolvimento de Fármacos do INCA e Oncologista do Grupo Oncologia D'Or. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez sua formação em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Doutora em Oncologia pelo INCA (2015).

-

Divulgação

Artur Katz

É coordenador de oncologia clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e médico titular do Centro de Oncologia. Fez residência em clínica médica no Hospital das Clínicas (FMUSP) por três anos e uma fellowship no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York. Foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

-

Divulgação

Bernardo Garicochea

Coordenador de ensino e pesquisa do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, onde também atua como médico. É formado pela PUC-RS, possui mestrado e doutorado pela USP, além de pós-doutorado em biologia molecular pelo Royal Postgraduate Medical School of London (Inglaterra) e também em genética oncológica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA).

-

Divulgação

Carlos Alberto Sacomani

Urologista responsável pelo Ambulatório de Disfunções Miccionais e Urodinâmica do Departamento de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e de associações internacionais, possui expertise em incontinência urinária masculina e feminina, e disfunções da micção de maneira geral.

-

Divulgação

Dirce Carraro

Cientista, coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular e do Laboratório de Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo Cancer Center. Possui os títulos de engenheira agrônoma, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas (Departamento de Genética/Esalq) e doutora em Bioquímica e Biologia Molecular. Fez seu pós-doutorado na área de Genômica pela USP.

-

Divulgação

Fábio Franke

Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, é médico coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia Clínica (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (RS) e investigador do Centro de Pesquisa Clínica da instituição. Formado pela UFRGS, possui residência médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e especialização em oncologia clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.  

-

Divulgação

Helano Carioca Freitas

Oncologista clínico e coordenador de Pesquisa Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, concluiu sua primeira residência em clínica médica pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e a segunda em cancerologia pelo A.C.Camargo. É também mestre em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

-

Divulgação

Jou Eel Jia

Formado em Medicina Ocidental pela Escola Paulista de Medicina, é membro e representante da Academia de Medicina Chinesa no Brasil. É um dos responsáveis pela transformação da acupuntura em especialidade médica no Brasil. É professor de pós-graduação do curso de especialidade médica em acupuntura desde 1990.

-

Divulgação

Karla Santa Cruz Coelho

É diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS e professora-adjunta de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou na ANS em 2001 e, em julho de 2015, foi nomeada diretora, assumindo a diretoria de Gestão.

-

Divulgação

Ludmila Koch

Oncologista clínica do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan Daycoval, do Hospital Israelita Albert Einstein, possui especialização em oncogeriatria pelo Hospital Thomas Jefferson, na Filadélfia. Estagiou no departamento do tórax da Universidade do Texas e fez residência de Oncologia Clínica pela UNIFESP e Clínica Médica pelo Hospital Geral de Goiânia.

-

Divulgação

Marlene Oliveira

É presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, instituição brasileira que apoia e desenvolve projetos e ações voltadas à humanização da saúde.

-

Divulgação

Mariano Zalis

É diretor da Progenética Hermes Pardini, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Biologia Molecular, Genética humana e de doenças infecciosas. Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Biofísica - Weizma Institutte Of Science e doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ.

-

Divulgação

Oswaldo Keith Okamoto

Professor Associado do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP. Pesquisador do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-tronco da USP. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP, Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela USP, Pós-doutorado pela Harvard University e Livre-docência pela USP. Atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com enfoque em câncer.

-

Divulgação

Paula da Silva Kioroglo

Psicóloga do Hospital Sírio Libanês, possui título de psico-oncologista conferido pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. É especialista em psicologia hospitalar e cuidados paliativos e docente da especialização em Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

-

Divulgação

Paulo Henrique Velloso

Engenheiro Civil, 35 anos, aos 17 foi diagnosticado com seminoma. Aos 20 descobriu que estava com Linfoma Hodgkin. Aos 23 anos, outra vez foi diagnosticado com câncer: Linfoma Não Hodgkin. Após se recuperar, tornou-se triatleta e completou três vezes a prova Ironman, além de fazer maratonas. Em maio de 2016, contrariando expectativas médicas, tornou-se pai pela segunda vez.

-

Divulgação

Paulo Hoff
 
Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - Octavio Frias de Oliveira (Icesp) e do centro de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, além de professor titular da disciplina de oncologia clínica da USP. É presidente da comissão científica em vigilância sanitária da Anvisa e membro do conselho diretor da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, da sigla em inglês).

-

Divulgação

Riad Younes

É diretor do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Foi diretor clínico do Hospital do Câncer AC Camargo, professor honorário do departamento de cirurgia da University College of London e fellow de cirurgia no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York. Sua especialidade é cirurgia torácica.

-

Divulgação

Roger Miyake

É diretor médico da Bristol-Myers Squibb no Brasil. Médico formado em 1991, especializado em Terapia Intensiva Pediátrica, trabalha na área corporativa desde 2000, inicialmente em uma área técnica, migrando posteriormente para a área comercial.

-

Divulgação

Sabrina Parlatore

Apresentadora, modelo e cantora, a ex-VJ da MTV sobreviveu a um câncer de mama. Fez sessões de quimioterapia e de radioterapia após operar o tumor, descoberto em 2015. Hoje usa mídias sociais para falar sobre sua cura com outras mulheres que enfrentam a doença.

-

Divulgação

Sílvia Brandalise

É médica e pesquisadora, e presidente do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, especializado em oncologia pediátrica. Foi uma das lideranças do protocolo de tratamento de leucemia infantil durante os anos 70.


Endereço da página:

Links no texto: