Folha de S. Paulo


Veja os convidados do seminário sobre transparência e prevenção na saúde

Divulgação

Ana Maria Malik
Graduada em medicina pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutora em medicina preventiva pela Universidade de São Paulo, é professora titular da FGV EAESP (departamento de Administração Geral e Recursos Humanos), e coordenadora da linha de saúde do Mestrado Profissional em gestão para a competitividade (MPGC) da FGV EAESP. Eleita para a Academia Brasileira de Qualidade, é coordenadora do GVSaude da Fundação Getulio Vargas - SP e diretora-adjunta do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (Prohasa) da Fundação Getulio Vargas - SP.

-

Divulgação

Bruno Haddad

Sócio-diretor de Healthcare da KPMG, Bruno Haddad é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em HealthEconomics e Modelos de Pagamento (UCM RJ) e tem MBA Executivo em Finanças e Gestão de Capital pela FGV-Rio.
Com 25 anos de experiência como executivo, Bruno dedicou seus últimos anos de carreira a saúde, sendo responsável por reestruturação, crescimento e venda de operações na área.

-

Divulgação
Carlos Alberto Pereira Goulart

Carlos Alberto Pereira Goulart
Presidente-executivo da Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) desde fevereiro de 2010. Formado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília, com MBA pela Duke University, foi country manager da Siemens Healthcare para o Brasil, empresa na qual atuou durante 30 anos.

-

Divulgação

Cristiana Oliveira
Jornalista, ex-modelo e atriz, tornou-se conhecida no país ao fazer o papel de Juma Marruá, na novela "Pantanal", em 1990, na TV Manchete. Contratada pela Globo em 1992, foi protagonista da novela Corpo e Alma e interpretou papeis importantes nas novelas "Salsa e Merengue" e "O Clone". Atuou ainda no teatro e no cinema.
Atua desde 2001 como palestrante sobre autoestima e qualidade de vida, tendo como clientes grandes empresas e órgãos públicos.

-

Divulgação

Daniela Telo

Endocrinologista graduada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Daniela Fernandes Telo é especializada em obesidade e cirurgia bariátrica pelo grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica da Faculdade de Medicina da USP. É membro da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade (Abeso), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM).

-

Divulgação

David Uip

David Uip é médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC com especialização (mestrado e doutorado) em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP. É professor-titular da FMABC e professor livre-docente pela USP. Uip é um considerado um dos principais especialistas em Aids do Brasil. Entre outros cargos que ocupou, foi diretor da Casa da Aids do Hospital das Clínicas, diretor-executivo do Instituto do Coração do HC-FMUSP entre 2003 e 2008, diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008 e diretor geral do Instituto de Infectologia Emílio Ribas entre 2009 e 2013. Assumiu o comando da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em setembro de 2013, e foi reconduzido ao cargo em janeiro de 2015.

-

Divulgação

Gláucio Pegurin Libório
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, ocupa o mesmo cargo na Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi). Engenheiro químico formado pela UFRJ e pós-graduado em gestão financeira pela Estácio de Sá, atua no ramo da saúde há 20 anos.

-

Divulgação

Hélio Rocha

Coordenador científico do projeto "Obesidade Infantil Não", Hélio Fernandes da Rocha é chefe do serviço de Nutrologia Pediátrica do Instituto dePuericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor-assistente de Nutrologia Pediátrica na mesma instituição, Membro do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e do
Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria.

-

Divulgação
José Augusto Ferreira

José Augusto Ferreira
Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, é especialista em clínica médica, com residência na Santa Casa de Belo Horizonte, e em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), além de professor de clínica médica.
Pós-graduado em Gestão Empresarial pela USP, foi fundador e gestor do Hospital e Maternidade Vespasiano, presidente da Unimed Parque Cimenteiro, presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), e diretor Comercial da Credicom. É diretor de provimento de saúde da Unimed-BH desde 2014.

-

Divulgação
Marcio Atalla

Marcio Atalla
Professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), idealizou o quadro "Medida Certa", do "Fantástico". Também é colunista da Rádio CBN e da revista "Época".

-

Divulgação
Marie Bendelac

Marie Bendelac Ururahy
Sócia-diretora e cofundadora da Be Coaching Brasil, empresa especializada em desenvolvimento humano, com foco em performance e bem-estar, Marie é formada em Science of Coaching Psychology por Harvard, pós-graduada em administração de empresas pelo Conservatoire National des Arts et Métiers em Paris, França, país no qual construiu sua carreira, como gestora em diversas multinacionais. Tem MBA de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro; Marie é certificada em master coaching pelo Behavioral Coaching Institute; personal and professional coaching, executive coaching, alfa coaching e positive poaching pela Sociedade Brasileira de Coachinge em health & wellness coaching pela Wellcoaches, Estados Unidos.

-

Divulgação
Mauro Aranha

Mauro Aranha

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestre em em Psicopatologia do Transtorno Obsessivo-Compulsivo pela FMUSP e em filosofia pela Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Mauro Gomes Aranha de Lima é presidente do Cremesp.
Também é membro Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Amercian Psychiatric Association (APA)

-

Divulgação
Paula Johns

Paula Johns
Diretora-executiva da Aliança Contra o Tabagismo (ACT Promoção da Saúde) e membro do conselho consultivo do Global Alcohol Policy Alliance (Gapa), é mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, na Dinamarca. Conselheira Nacional da Saúde, atua no terceiro setor desde 1998 coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública.

-

Divulgação
Paulo Zogaib

Paulo Zogaib
Formado pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp em 1982 e mestre em Fisiologia do Exercício pela mesma instituição, Paulo Zogaib é professor de especialização em fisiologia do exercício e de especialização em medicina esportiva da Unifesp e médico de medicina esportiva na faculdade. É ainda coordenador do departamento de medicina esportiva do Esporte Clube Pinheiros.

-

Divulgação
Pedro Ramos

Pedro Ramos
Formado em direito e pós-graduado pela ESPM e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com especialização em negociação pela Universidade Paris-Sorbonne. Foi diretor jurídico da Amesp/Medial/Amil e atualmente é diretor da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). Autor do livro "A máfia das próteses - Uma ameaça à saúde", da editora Évora.

-

Alan Marques/Folhapress
Ricardo Barros

Ricardo Barros

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá e especializado em políticas públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é ministro da Saúde.

-

Divulgação
Rodolfo Lucena

Rodolfo Lucena
Jornalista e mestre em teorias da inteligência e design digital, é ultramaratonista. Começou a correr em 1998 e rodou o mundo atrás de provas. Já fez mais de 30 corridas de longa distância (de maratonas a uma ultramaratona, de 100km).
É autor de "Maratonando - Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes" (ed. Record, 2006) e atualmente desenvolve o projeto jornalístico-esportivo cultural "60 Maratonas aos 60"

-

Divulgação

Sérgio Ricardo Santos

Sérgio Ricardo Santos é o CEO da Amil Saúde no Brasil. Médico pneumologista, foi coordenador do Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagismo da disciplina de pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Doutor em Ciências da Saúde na Unifesp e em Health Care Delivery na Harvard Business School e pós graduado em Negócios em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, está na Amil há 13 anos e já ocupou diversos cargos de liderança na empresa.

-

Divulgação

Sergio Spalter

Sergio Spalter é pediatra, alergista e imunologista, formado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo e doutor em imunologia pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e autor do livro "Cozinhando com o Pediatra" (Editora Benvirá, 2017)

-

Divulgação
Solange Beatriz Palheiro Mendes

Solange Beatriz Palheiro Mendes
Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), é a primeira mulher a ocupar o cargo da entidade, que que representa 41,3% do mercado segurador de planos de saúde. É também vice-presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e já foi diretora de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), diretora-executiva da FenaSaúde, e diretora de Saúde da Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg), entre outros cargos na área. Pós-graduada no IAG Master em Seguros pela PUC-Rio, foi professora do MBA em gerência de saúde da Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas.


Endereço da página: