Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do debate 'Adolescência: como falar de HPV?'

Apesar de ser considerada um avanço pela medicina e de fazer parte do calendário nacional de imunização, a vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano) não está obtendo a adesão esperada.

Na primeira dose, o alcance foi alto, com 76% das meninas brasileiras de 9 a 13 anos vacinadas, mas o número caiu bastante na segunda dose (48%). Para fazer efeito, duas ou três doses da vacina precisam ser aplicadas.

O vírus, altamente contagioso e transmitido por via sexual, atinge 290 milhões de mulheres ao redor do mundo e é apontado como principal causa do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre brasileiras, e o quarto mais letal.

Para discutir a questão, a Folha realizará, no dia 29 de novembro, o debate "Adolescência: como falar de HPV". O evento, que tem o apoio do laboratório MSD, acontece às 14h, no Teatro Folha, no shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618). Para fazer a inscrição, que é gratuita, acesse o site. Escolas interessadas em levar grupos de estudantes devem escrever para fernanda.nagatomi@grupofolha.com

Conheça, abaixo, os palestrantes:

*

Divulgação
Albertina Duarte

Albertina Duarte Takiuti
Dra. Takiuti é coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo desde 1986 e chefia o Ambulatório de Ginecologia da Adolescente da faculdade de medicina da USP desde 1991. Possui mestrado e doutorado em ginecologia pela USP. Ela escreveu livros como "A Adolescente Está Ligeiramente Grávida. E agora?", "O Prazer de Ser Mulher" e "O que as Mulheres não dizem aos Homens"

-

Divulgação
Rosana Richtmann

Rosana Richtmann
Dra. Richtmann é doutora em Medicina pela Universidade de Freiburg, Alemanha, médica infectologista e Coordenadora do Departamento de Infectologia do Hospital e Maternidade Santa Joana e membro do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia.

-

Divulgação
Saulo Ciasca

Saulo Ciasca

Médico psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Atualmente atua como médico psiquiatra do AMTIGOS (Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual) do IPQ-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), com atendimento especializado em crianças e adolescentes transgêneros.

-

Divulgação
Ruy Brissac

Ruy Brissac
Nascido em Bragança Paulista, o ator tem 26 anos e estudou no Teatro Escola Macunaíma. Atualmente, estrela a peça "O Musical Mamonas", interpretando Dinho.

-

Divulgação
Julia Dalavia

Julia Dalavia
A atriz carioca de 19 anos já viveu Alessandra em "Boogie Oogie", a Mayara na minissérie "Justiça" e Maria Tereza na novela "Velho Chico"


Endereço da página:

Links no texto: