Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário sobre economia de baixo carbono

Divulgação
Ana Toni

Ana Toni
Formada em economia e estudos sociais na Universidade de Swansea, mestre em política da economia mundial pela London School of Economics e doutora em Ciências Políticas pela UERJ, é sócia-fundadora da Gestão de Interesse Público Pesquisa e Consultoria (GIP), diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e presidente do Conselho do Greenpeace Foi diretora da Fundação Ford no Brasil.

-

Divulgação
bernard Appy

Bernard Appy
Economista pela USP, é Diretor no Centro de Cidadania Fiscal, um think tank que desenvolve trabalhos para o aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro. Foi diretor de Políticas Públicas e Tributação da LCA Consultores. De 2003 a 2009 ocupou cargos de direção no Ministério da Fazenda e foi diretor de Estratégia e Planejamento da BM&F Bovespa de 2010 a 2011.

-

Divulgação
Carlos Nobre

Carlos Nobre
Climatologista e doutor em meteorologia pelo MIT, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Estados Unidos. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), recebeu junto com os demais cientistas do IPCC o Nobel da Paz de 2007. Foi secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

-

Divulgação
Celina Carpi

Celina Carpi
Mestre em sustentabilidade e gestão ambiental pela Universidade de Harvard, é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, membro do Conselho de Administração do Grupo Libra, que investe em infraestrutura portuária e comércio exterior no Brasil e presidente do Conselho do Rio Como Vamos, iniciativa que monitora a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro.

-

Divulgação
Hector Gomes

Hector Gomes
Formado em Química e Engenharia de Sistemas, com MBA pelo Instituto Tecnológico de Monterrey (México), country manager para o Brasil da International Finance Corporation (IFC), instituição do Grupo Banco Mundial voltada ao setor privado. Chegou ao Brasil em 2011 para desenvolver negócios da IFC no Nordeste, Amazônia e Cerrado.

-

Divulgação
Jorge Arbache

Jorge Arbache
PhD em economia pela University of Kent (Inglaterra), é secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e professor de economia na Universidade de Brasília (UNB). Foi assessor econômico sênior da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e economista sênior do Banco Mundial, em Washington-DC.

-

Divulgação
José Augusto Coelho Fernandes

José Augusto Coelho Fernandes
Diretor de políticas e estratégia da Confederação Nacional da Indústria, CNI, é economista, com mestrado em economia pela PUC/RJ. Ex-presidente da Funcex (Fundação do Comércio Externo), foi vice-presidente da AEB (Associação Brasileira dos Exportadores). Integra os Conselhos do CINDES (Centro de Integração e Desenvolvimento) e do Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos).

-

Divulgação
José Roberto Mendonça de Barros

José Roberto Mendonça de Barros
Economista, com doutorado em economia pela USP e pós-doutorado no Economic Growth Center da Yale University (EUA). Foi secretário de política econômica do Ministério da Fazenda (1995/1998) e professor de economia na USP. É membro do conselho consultivo da Febraban e articulista do jornal "O Estado de S. Paulo" e fundador da MB Associados, consultoria econômica.

-

Divulgação
Luiz Barroso

Luiz Barroso
Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). É doutor em matemática aplicada ao setor elétrico. Foi Diretor Executivo da PSR, consultoria especializada no setor de energia, onde atuou por 18 anos. Desde 2013 leciona na Escola de Regulação de Florença (Itália) e foi professor visitante de diversas universidades no mundo, incluindo o MIT.

-

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Marcos Jank

Marcos Jank
Vice-presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios na BRF Ásia-Pacífico. Foi professor na Universidade de São Paulo (FEA, IRI e ESALQ). Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) de 2007 a 2012, fundador do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) e sócio-diretor da Plataforma Agro.

-

Divulgação
Marcos Lisboa

Marcos Lisboa
Diretor presidente do Insper, é doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia (EUA). Foi professor assistente na Universidade Stanford e secretário de política econômica do Ministério da Fazenda (2003/2005), e é Ex-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e ocupou o cargo de vice-presidente no Itaú-Unibanco até 2013.

-

Divulgação

Rachel Biderman

Diretora do World Resources Institute (WRI) no Brasil. Doutora em Administração Pública e Governo pela EAESP - FGV e Mestre em Ciência Ambiental pela USP, mestre em Direito Internacional, com enfoque em Meio Ambiente, pela Washington College of Law, da American University e bacharel em Direito pela USP. É ex-coordenadora adjunta e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

-

Divulgação
Ricardo Abramovay

Ricardo Abramovay
Doutor em sociologia pela Unicamp e pós-doutor em ciências sociais pela École des Hautes Études, em Paris. Foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia da USP, onde coordenou o Núcleo de Economia Socioambiental, além de diretor do projeto temático da Fapesp sobre impactos socioeconômicos das mudanças climáticas.

-

Divulgação
Ricardo Sennes

Ricardo Sennes
Economista formado pela PUC/SP, é doutor em ciência política pela USP, é diretor da Diretor da Consultoria Prospectiva, especializada em tema de regulação nacional e internacional. É coordenador do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACint) do IRI/USP e comentarista do "Jornal da TV Cultura".

-

Divulgação
sergio leitão

Sergio Leitão
Advogado, é fundador e diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas. Foi diretor de políticas públicas e diretor de campanhas do Greenpeace Brasil, onde trabalhou por 10 anos. Fundador e diretor executivo (2004/2005) do Instituto Socioambiental (ISA). Foi assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça José Gregori (2000/2001).

-

Divulgação

Sandra Paulsen
Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1987, é doutora em economia pela Swedish University of Agricultural Sciences, mestre em Economia e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Já trabalhou nos governos de Chile e Suécia. Foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

-

Divulgação
Shigueo Watanabe

Shigueo Watanabe Junior
Mestre em física pela USP, é especialista em mudanças climáticas e no setor energético nacional e membro do Comitê Técnico da Gold Standard Foundation. Foi diretor do Ibope Ambiental e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Relatórios Socioambientais (Abraveri).


Endereço da página: