Folha de S. Paulo


Conheça os participantes do fórum que discute o combate ao câncer

Veja abaixo quem são os palestrantes e debatedores do fórum que discute as novas terapias de tratamento do câncer e os caminhos para avançar no combate à doença.

O seminário acontece nos dias 29 e 30 de março (terça e quarta-feira), em São Paulo, no teatro Tucarena (r. Monte Alegre, 1024, Perdizes), das 8h30 às 13h30.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 777 0360 ou pelo endereço de e-mail seminariosfolha@grupofolha.com.br.

*

Divulgação

Ademar Lopes

Diretor do departamento de cirurgia oncológica do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, onde também é vice-presidente. Livre-docente de oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fellow da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica.

-

Divulgação

Angélica Dimantas

Médica graduada pela Unifesp, com atuação assistencial por 15 anos. Ingressou na área de medical affairs há nove anos atuando na oncologia como responsável médica pelos projetos com as áreas de pesquisa clínica, regulatórios e acesso. Exerceu as funções de consultora, gerente médica e líder de grupo médico, nas farmacêuticas multinacionais Roche e AstraZeneca e, mais recentemente, assumiu a diretoria da Imuno-Oncologia da Bristol-Myers Squibb.

-

Divulgação

Antonio Carlos Buzaid

Graduou-se pela Universidade de São Paulo. Foi "fellow" em hematologia e oncologia na Universidade do Arizona. Logo após foi professor-assistente da Universidade de Yale e diretor médico do Centro de Melanoma e co-diretor do Centro de Câncer de Pulmão da mesma universidade por quatro anos. A seguir, foi professor-associado do Hospital MD Anderson Cancer Center e diretor médico do Centro Multidisciplinar de Melanoma e Câncer de Pele por cinco anos. Em 1998, participou da criação do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, do qual foi diretor até 2010. Em 2011, tornou-se chefe geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo e, em novembro de 2015, tornou-se membro do comitê gestor do Centro de Oncologia Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein, cargos que ainda ocupa.

-

Divulgação

Antonio Luiz Frasson

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. É professor-adjunto da PUC do Rio Grande do Sul e diretor da Escola Brasileira de Mastologia.

-

Divulgação

Bernardo Garicochea

Coordenador de ensino e pesquisa do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, onde também atua como médico. É formado pela PUC-RS, possui mestrado e doutorado pela USP, além de pós-doutorado em biologia molecular pelo Royal Postgraduate Medical School of London (Inglaterra) e também em genética oncológica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA).

-

Eduardo Knapp/Folhapress

Drauzio Varella

Oncologista formado pela USP, dirigiu o Serviço de Imunologia do Hospital do Câncer, em São Paulo, durante 20 anos. Entre 1990 e 1992, foi diretor do serviço de Câncer do Hospital do Ipiranga. Foi um dos pioneiros no tratamento e na elaboração de campanhas de prevenção contra a Aids. Trabalhou na casa de detenção do Carandiru de 1989 até seu fechamento, em 2002, o que resultou na publicação de seu livro "Estação Carandiru" (Companhia das Letras). É colunista da Folha.

-

Divulgação

Eduardo Motti

Consultor na área de de pesquisa clínica, trabalhou durante 10 anos no Hospital das Clínicas e mais de 20 anos dirigindo equipes de peqsuisa clínica em indústrias farmacêuticas, como Sharp & Dohme, Schering (hoje Bayer) e Pfizer, e na Eurotrials, no Brasil e América Latina. É médico e mestre em doenças infecciosas pela USP, e autor do livro "Pesquisa em Seres Humanos, O Que Você Precisa Saber para Participar".

-

Divulgação

Eduardo Weltman

Presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia e coordenador médico do serviço de radioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein. Também é professor doutor de radioterapia da Faculdade de Medicina da USP.

-

Divulgação

Elaine Bast

Elaine Bast é jornalista, formada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, e em jornalismo pela Faculdade Cásper Libero. Iniciou a carreira no jornalismo econômico, no jornal "Gazeta Mercantil". Estreou na Globo em 1999, no "Bom Dia Brasil". Mais tarde foi repórter do "Jornal Nacional", e, em seguida, do "Fantástico". Em 2011, se tornou correspondente em Nova York. Em novembro de 2015, descobriu que tinha câncer de mama ao fazer uma reportagem sobre o assunto e se submeteu a uma dupla mastectomia para a retirada dos nódulos. Voltou ao trabalho na TV em janeiro.

-

Divulgação

Fábio Franke

Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, é médico coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia Clínica (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (RS) e investigador principal do Centro de Pesquisa Clínica da instituição. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui residência médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e especialização em oncologia clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.  Ao longo de sua carreira, participou de mais de 65 protocolos de pesquisa clínica. É um dos idealizadores do projeto de lei 200/2015, que tramita no Senado e propõe a criação de um marco regulatório para a pesquisa clínica em seres humanos no Brasil.

-

Divulgação

Fernanda Capareli

Fernanda Cunha Capareli é oncologista do Hospital Sírio-Libanês e médica assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), no grupo de tumores gastrintestinais. É graduada em medicina pela Universidade Gama Filho (RJ). Fez residência em clínica médica na Santa Casa de São Paulo (SP) e residência em oncologia clínica no Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês.

-

Divulgação

Gilberto Lopes

Médico oncologista, diretor médico e científico do Grupo Oncoclínicas. Professor-assistente de oncologia na Universidade Johns Hopkins (EUA). Editor-associado do Journal of Global Oncology e da ASCO University, ambos da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês).

-

Divulgação

Helano Carioca Freitas

Oncologista clínico e coordenador de Pesquisa Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, concluiu sua primeira residência em clínica médica pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e a segunda em cancerologia pelo A.C.Camargo. É também mestre em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

-

Gabo Morales/Folhapress

Henrique Prata

É diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos, agropecuarista e vice-presidente da Fundação Pio XII. Assumiu o trabalho no Hospital de Câncer em 1988, quando começou a realizar campanhas para a construção do novo hospital. Dando continuidade ao projeto, passou a buscar recursos e parcerias com a iniciativa privada, artistas, governo e com a população, que realiza campanhas, leilões e diversos tipos de doação para o hospital. Mantém 100% do atendimento aos pacientes via SUS, com aperfeiçoamento do conceito de humanização e avanços tecnológicos.

-

Divulgação

Jarbas Barbosa

Diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Médico pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em ciências médicas e doutorado em saúde coletiva pela Unicamp, além de especialização em saúde pública e em epidemiologia pela Fiocruz. Coordenou o programa de combate à Aids em Pernambuco, trabalhou como secretário da Saúde daquele Estado e da cidade de Olinda (PE). Também dirigiu o Centro Nacional de Epidemiologia. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde, e gerente de Vigilância em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É representante do Brasil no Comitê Executivo da OMS (Organização Mundial de Saúde).

-

Divulgação

José Cláudio Casali da Rocha

Médico oncogeneticista, tem doutorado em oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center e pós-doutorado em farmacogenética pelo St. Jude Children's Research Hospital, nos EUA. É professor de medicina da PUC-PR. Ganhou o prêmio Jabuti 2005, na categoria Ciências, com o livro "Oncologia Molecular". Fundador do Departamento de Oncogenética do Hospital A.C.Camargo e do Banco Nacional de Tumores e DNA do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É chefe do Serviço de Oncogenética do Hospital do Câncer Erasto Gaertner, em Curitiba.

-

Divulgação

Luciana Fanti

Médica com experiência de 15 anos na indústria farmacêutica, onde atuou em diversas áreas terapêuticas, como oncologia, nos últimos seis. Atualmente, trabalha na MSD do Brasil, onde lidera uma equipe médico-científica de oncologia, além do apoio técnico às áreas de comercialização e regulação em oncologia da empresa.

-

Divulgação

Marcelo Cruz

Médico titular e coordenador do Serviço de Segunda Opinião em Oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, ligado à Beneficência Portuguesa de São Paulo. Membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, da Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC, na sigla em inglês), do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG). Tem experiência na área de medicina e pesquisa clínica, atuando principalmente nos temas tratamento dos tumores sólidos como câncer de mama, pulmão e trato gastrointestinal.

-

Fabio Braga/Folhapress

Marco Antonio Zago

É reitor da USP desde 2014. É formado em Medicina, mestre e doutor em Clínica Médica. Desde 1990, é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Foi presidente do CNPq; pró-reitor de Pesquisa da USP; coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto; e diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Suas principais áreas de pesquisas são: anemias hereditárias, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas. Em 2015, foi premiado, na categoria Personalidade de Destaque em Oncologia, com o Prêmio Octavio Frias de Oliveira.

-

Divulgação

Maurício Tuffani é jornalista especializado em Ciência. É editor-chefe da revista Scientific American Brasil. Já foi editor de "Ciência" da Folha e editor-chefe da revista Galileu. Em um blog da Folha, aborda os bastidores, as decisões políticas e os comentários sobre os temas ciência, cultura, ensino superior e ambiente.

-

Divulgação

Merula Steagall

Preside a Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) e a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Faz parte da diretoria de organizações internacionais como a Lymphoma Coalition, da Inglaterra, e a Alianza Latina, rede latino-americana de organizações de apoio a pacientes com doenças do sangue, da qual também foi idealizadora. Pela atuação foi eleita empreendedora social pela Ashoka em 2008 e nomeada empreendedora social do ano pela Fundação Schwab, em 2014. Vencedora do Prêmio Empreendedor Social da Folha em 2013.

-

Divulgação

Nelson Hamerschlak

Coordenador do programa de hematologia e transplantes de medula óssea do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem título de especialista em clínica médica, hematologia-homoterapia e transplantes de medula óssea. É doutor em imunologia e professor livre-docente pela USP. Formou-se médico pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

-

Divulgação

Oscar Schmidt

Nascido em Natal (RN), em 1958, foi jogador de basquete por 32 anos. Aposentou-se em 2003, aos 45. Conquistou nove campeonatos brasileiros de basquete, dois Pan-Americanos e um Mundial. Participou de cinco Olimpíadas e ficou conhecido como "mão santa". Em 2011, foi diagnosticado com um câncer no cérebro, contra o qual luta até hoje.

-

Divulgação

Paulo Hoff
 
Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - Octavio Frias de Oliveira (Icesp) e do centro de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, além de professor titular da disciplina de oncologia clínica da USP. É presidente da comissão científica em vigilância sanitária da Anvisa e membro do conselho diretor da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, da sigla em inglês).

-

Divulgação

Rafael Kaliks

Oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor científico do Instituto Oncoguia (ONG dedicada a ajudar os pacientes com diagnóstico de câncer). Formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), fez residência interna no hospital Albert Einstein da Filadélfia (EUA), "fellowship" de oncologia e hematologia na Thomas Jefferson University (EUA). Possui títulos de oncologia clínica pelo American Board of Internal Medicine e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

-

Divulgação
Raquel Lisboa

Raquel Lisbôa

É médica graduada pela Universidade Federal Fluminense, com residência e pós-graduação nas áreas de gastroenterologia e geriatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz, tem MBA executivo em saúde pela FGV-Rio. Membro do quadro efetivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar desde 2008, é gerente-geral de Regulação Assistencial da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (Dipro-ANS).

-

Divulgação

Sérgio Queiroz

É professor e livre-docente associado do departamento de política científica e tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Também é coordenador-adjunto de pesquisa pela inovação da Fapesp. Formado em engenharia pela USP, tem doutorado em economia pela Unicamp e foi pesquisador visitante da unidade de política científica e tecnológica (SPRU, na sigla em inglês) na Universidade de Sussex, Inglaterra.

-

Divulgação

Stephen Stefani

Médico formado pela Universidade de Federal do Rio Grande do Sul e especialista em clínica médica e em oncologia (Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Foi "fellow" da Universidade da Califórnia. Fundador do capítulo Brasil da Sociedade Internacional de Farmacoeconomia e Estudos de Desfechos (Ispor, na sigla em inglês). Atual diretor do Consórcio Latino Americano da Ispor. Professor da pós-graduação da Fundação Unimed. Atua como consultor de dezenas de empresas ligadas a saúde, tanto no Brasil como no exterior. É oncologista do Hospital do Câncer Mãe de Deus (Porto Alegre), onde exerce atividades assistenciais, científicas e de ensino.

-

Divulgação

Vera Anita Bifulco

Psicóloga Clínica, integrou, entre 2002 e 2006, a equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos do setor de Cuidados Paliativos de Clínica Médica da Unifesp-EPM. Psico-oncologista com aperfeiçoamento em gerontologia social e em psico-oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Serviço de psico-oncologia do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e Clínica Sainte Marie. Mestre em ciências pelo Centro Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Univesp-EPM. Entre 2008 e 2010, dirigiu a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. Co-organizadora do livro "Câncer - Uma Visão Multiprofissional" e co-autora do livro "Cuidados Paliativos - Conversas sobre a Vida e a Morte na Saúde".


Endereço da página:

Links no texto: