Folha de S. Paulo


Conheça os participantes do fórum que discutirá digitalização no Brasil

A Folha realiza na segunda-feira (28) o "Fórum Digitalização: Soluções para um Brasil mais competitivo". No evento, serão debatidos os ganhos de eficiência e produtividade gerados pelo aumento da conectividade no país.

O seminário acontece em São Paulo, no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h.

Para assistir aos debates, gratuitos, é preciso se inscrever pelo telefone 0800-777-0360 ou pelo e-mail forumdigitalizacao@grupofolha.com.br.

Conheça abaixo os participantes dos debates, que abordarão os resultados e possibilidades da digitalização em áreas como indústria, distribuição de energia e mobilidade:

Digitalização: soluções para um Brasil mais competitivo - Dia 28 de setembro, no Tucarena

*

Divulgação

Alessandro Germano

Possui mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de inovação, desenvolvimento de novos negócios, gestão de parcerias e start-ups. Atualmente lidera a equipe de parcerias estratégica s para uma ampla gama de produtos no Google Brasil, entre os quais os relacionados ao Google Maps. É o responsável pelo estabelecimento de múltiplas parcerias ligadas à mobilidade urbana com entidades governamentais em todas as esferas, e com empresas das mais diversas. Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, e mestre em administração pela FGV-SP, possui especialização em inovação pela Stanford University e é docente do Senac São Paulo na mesma área.

-

Eduardo Knapp/Folhapress

Frederico Bussinger

Engenheiro e economista, atua como consultor em planejamento e gestão portuária e hidroviária, logística, transporte público, manutenção e planejamento urbano. Foi secretário municipal de Transportes em São Paulo de 2005 a 2007, na administração José Serra (PSDB) e secretário-executivo do Ministério dos Transportes no governo Itamar Franco (1992-94).

-

Divulgação

Guilherme Mendonça

Atual vice-presidente sênior da divisão Energy Management da Siemens, é formado em Engenharia Elétrica pela Inatel, possui MBA em Finanças pelo Ibmec (atual Insper). Ocupou diversos cargos na companhia desde 1992, incluindo postos na Alemanha.

-

Divulgação

Harald Zwetkoff

Atual presidente da ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela do metrô de São Paul. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Business Administration pela Universidade Heriot-Watt, do Reino Unido. Com atuação na área de concessões desde 1995, foi presidente da Controlar, em São Paulo, e da CCR Metrô Bahia - concessionária responsável pela implantação e operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

-

Divulgação

João Gouveia Ferrão Neto

Engenheiro industrial mecânico, foi gerente de Operações, Superintendente Regional e Diretor de Operações na Ferrovia Paulista (Fepasa), Diretor de Operações e Presidente da Ferrovia Bandeirante (Ferroban) e Diretor de Operações na Brasil Ferrovias. Em 2005, assumiu a Diretoria de Operações da SuperVia e foi responsável pela instalação do Centro de Controle Operacional da concessionária. Em 2000, foi eleito o Ferroviário do Ano em prêmio concedido pela Revista Ferroviária.

-

Divulgação

José Ragone

Presidente da transmissora de energia Taesa, começou sua carreira na Cemig (Companhia Energética de MG), em que trabalhou de 1983 a 2010. Também ocupou a Superintendência de Operação e Manutenção de Rede da Light, da Grande Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC de Minas Gerais em 1986, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, possui MBA empresarial em Gestão de Negócios pelo Ibmec (atual Insper) e diversos cursos de especialização na área de energia.

-

Divulgação

Luís Mamede

Gerente de Sistemas de Performance para a América do Sul no grupo Linde, é formado em Engenharia Elétrica pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com MBA pelo Centro Universitário Nove de Julho. Atua há mais de 17 anos em automação e integração de sistemas, com experiência internacional adquirida em formação de equipe, gerenciamento de projetos, concepção de sistemas, desenvolvimento e implementação de soluções de otimização de processos.

-

Divulgação

Maria Luisa Campos Machado Leal

Economista, ocupou diversos cargos de gestão nos governos federal e do Estado de Minas Gerais, entre eles secretária-adjunta e secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, secretária nacional de Programas de Desenvolvimento do Ministério do Turismo e assessora-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Atualmente é diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

-

Divulgação

Ozires Silva

Engenheiro aeronáutico pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com pós-graduação em Aeronáutica pelo Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), nos EUA. Foi presidente da Embraer entre os anos de 1970 e 1986 e novamente entre 1991 e 1995. Também presidiu a Petrobras e a Varig, além de ter ocupado o cargo de ministro da infraestrutura. Atualmente, é presidente do Conselho do Grupo Ânima e reitor do Centro Universitário Unimonte (Universidade Monte Serrat).

-

Divulgação

Renato Buselli

Vice-presidente sênior da divisão Digital Factory da Siemens, é engenheiro eletricista pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com especialização em Administração Industrial pela USP (Universidade de São Paulo. Na empresa desde 1986, ocupou cargos nas divisões de instalações elétricas, eletromedicina e industrial, entre outros.

-

Divulgação

Rodrigo da Rocha Loures

É presidente do Conselho Deliberativo do Ibpq (Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade) e presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e foi professor na Faculdade de Administração da Universidade Federal do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

-

Divulgação

Rosana Jamal Fernandes

É sócia-fundadora da Baita, aceleradora de start-ups, e presidente do Unicamp Ventures, rede de relacionamento de empreendedores ligados a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi Diretora de Desenvolvimento de Produtos para América Latina da Motorola Mobility, onde liderou o desenvolvimento de produtos para o mercado regional e global. Formou-se em Ciências da Computação pela Unicamp, tem MBA pela FIA/ USP e especialização em governança corporativa pelo Ibgc (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

-

Divulgação

Sergio Vezza

É diretor de Tecnologia da Informação da Ambev e formado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, com pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas e MBA pela Universidade AmBev/Ibmec. Começou na Ambev como especialista de Sistemas em 1995. Desde então, trabalhou na área de vendas por dois anos e ocupou cargos como gerente de Sistemas e gerente de Serviços, entre outros.

-

Divulgação

Teresa Vernaglia

Vice-presidente da AES Eletropaulo, é graduada em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Por dez anos, esteve à frente da AES Atimus, antigas AES Eletropaulo Telecom e AES Com Rio. Já atuou nas empresas NEC do Brasil e Nextel.


Endereço da página:

Links no texto: