Folha de S. Paulo


Europeus investem ¬ 11,5 milhões em pecuária sustentável na Amazônia

Promover as boas práticas na pecuária brasileira não é mais exclusividade de fazendeiros visionários e ambientalistas. A empresa Pecsa (Pecuária Sustentável da Amazônia), que presta consultoria na área, receberá investimento de ¬ 11,5 milhões (R$ 45 milhões) do fundo europeu Althelia Climate.

A Pecsa surgiu do projeto Novo Campo, iniciado pela organização não governamental Instituto Centro de Vida (ICV). Até agora, a iniciativa vem mostrando em 33 propriedades de Mato Grosso que é possível pelo menos duplicar a produção de carne e reduzir o tempo de abate dos animais de mais de 36 meses para 24.

O projeto é um dos exemplos de citados na reportagem especial multimídia "Tudo Sobre/Desmatamento Zero" (folha.com/desmatamento), publicada na quarta-feira (16) pela Folha com o patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance).

  • Veja vídeo com experiências de pecuária sustentável na Amazônia:

Vídeo mostra experiências de pecuária sustentável na Amazônia

Na mesma data o ICV anunciou a parceria entre a Pecsa e o fundo de investimentos Althelia Climate. O recurso de ¬ 11,5 milhões vai permitir a recuperação de 100 km2 de pastos degradados na Amazônia em dois anos. Estima-se que mais 20 novas possam aderir, assim, ao Novo Campo.

A iniciativa começou com um projeto-piloto, em 2012, em 14 fazendas de pecuária no norte do Mato Grosso. Seu próximo objetivo é chegar a 300 até 2017. Para fazer parte, o proprietário assume o compromisso de não desmatar mais nada em sua área.

"A grande diferença que viabiliza atrair investimentos é que nosso trabalho é realmente no campo. Não é uma pesquisa experimental. A gente fez um piloto em fazendas reais, em condições reais, com produtores, e deu certo", afirma Laurent Micol, consultor do ICV.

Os pecuaristas separam um setor de sua fazenda para criar uma unidade de referência tecnológica (URT), onde técnicos do ICV implementam as boas práticas, como reforma de pasto e suplementação com rações balanceadas, e treinam funcionários da propriedade.

Segundo Renato Farias, diretor executivo do ICV, a pecuária convencional alcança produção média de 70 kg por hectare ao ano. Já nas áreas intensificadas pelo projeto Novo Campo, a produtividade chega a 312 kg por hectare ao ano.

O ICV estará representado por Laurent Micol no Fórum Desmatamento Zero, realizado pela Folha com o patrocínio da Clua. Ele participará do painel "O papel das cadeias produtivas na meta de Desmatamento Zero". O evento ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, com inscrições gratuitas.


Endereço da página:

Links no texto: