Folha de S. Paulo


Seminário debate desmatamento zero no Brasil

A Folha realiza na segunda e terça-feira (dias 21 e 22 de setembro), com o apoio da Clua (Climate and Land Use Alliance), o Fórum Desmatamento Zero, que discutirá propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

Os debates e palestras acontecerão no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h. Os ingressos são gratuitos e as vagas, limitadas.

O seminário terá seis painéis e quatro palestras. Estão confirmadas as participações de Simão Jatene (PSDB), governador do Estado do Pará, de Maria Lúcia de Oliveira Falcón, presidente do Incra, de Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, e de Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O fórum contará ainda com a presença de Eduardo Viola (UnB), Bernard Appy (Centro de Cidadania Fiscal) e Raoni Rajão (UFMG). O setor privado estará representado pela empresa JBS-Friboi. Do terceiro setor, ONGs como Observatório do Clima, Instituto Centro de Vida (ICV) e Forest Stewardship Council (FSC).

Serão debatidos, entre outros temas, o conceito de desmatamento ilegal zero defendido pelo governo federal, as metas brasileiras para a Conferência do Clima em Paris e o papel das cadeias produtivas –pecuária à frente– na eliminação do desflorestamento, além da exploração ilegal de madeira e da regularização fundiária.

HERÓI DO CLIMA

Considerado um herói das florestas tropicais, o Brasil continua campeão de desmatamento no mundo.

O governo brasileiro deve anunciar nas próximas semanas as metas que levará para a reunião da ONU, que começa em 30 de novembro em Paris e busca adotar um acordo sobre a mudança do clima para substituir o ultrapassado Protocolo de Kyoto.

Na Amazônia Legal, a destruição recuou mais de 80% em uma década, mas empacou no patamar de 5.000 km² por ano. O desflorestamento ainda é o setor que mais contribui no Brasil para o aquecimento global, contabilizando 35% de todas as emissões brasileiras de gases do efeito estufa.

O governo federal aceita somente zerar o desmatamento ilegal, não em termos absolutos, até 2030. Ou seja, tem expectativa de ver a legislação florestal plenamente respeitada daqui a 15 anos. Até lá, permaneceriam milhares de quilômetros quadrados de devastação a cada ano.

O seminário terá cobertura pelo site da Folha com vídeos e reportagens e também num caderno especial que circulará no dia 24.

FÓRUM DESMATAMENTO ZERO

INSCRIÇÕES: 0800 777 0360 ou seminariosfolha@grupofolha.com.br
QUANDO: 21 e 22 de setembro
HORÁRIO: das 9h às 13h
VAGAS: limitadas
ONDE: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo)


Endereço da página: