Folha de S. Paulo


Ampliação de cursos não resolve déficit de médicos, dizem especialistas

Assista

A falta de médicos no sistema de saúde brasileiro foi consenso entre os debatedores do primeiro dia do 2º Fórum a Saúde do Brasil, promovido pela Folha nesta segunda (11). As soluções apontadas, contudo, divergem.

Florisval Meinão, presidente da APM (Associação Paulista de Medicina), manteve a posição crítica da entidade em relação ao programa Mais Médicos, do governo federal. Segundo ele, relatório do Tribunal de Contas da União identificou que 40% dos municípios em que o programa foi implementado registraram uma queda no número de consultas.

Além disso, ele afirma que médicos brasileiros teriam perdido postos em favor dos médicos estrangeiros.

A ampliação de vagas nos cursos de medicina –uma das principais propostas defendidas pelos críticos dos Mais Médicos– foi questionada.

Jorge Araujo/Folhapress
SAO PAULO SP Brasil 11 05 2015 : Mario Poz,Florisvaldo Meinão e Miltom Martins Forum de saude do Brasil promovido pela Folha de São Paulo no MIS Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
Mario Dal Poz (esq.), Florisval Meinão (centro) e Milton Martins durante o fórum da saúde, em São Paulo

Milton Martins, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), projeta que, no ritmo atual de expansão de vagas, chegaremos a uma taxa de 4,4 médicos por mil habitantes, número superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde, em detrimento da qualidade da formação do profissional.

Para Martins, o número de médicos de que o Brasil necessita depende do modelo de sistema de saúde que escolhermos. Modelos baseados em medicina familiar e equipes centradas em um clínico geral, por exemplo, exigiriam menos profissionais do que o atual modelo centrado no médico especialista.

"O Brasil é um dos poucos países que não têm parteiras profissionais. Toda nossa atenção obstétrica é concentrada no médico", disse Mário Dal Poz, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Para ele, investir em formação também não é suficiente para lidar com os problemas de curto prazo do sistema de saúde nacional.

Meinão, da APM, concorda que uma equipe bem formada é necessária para melhorar o atendimento, mas defende que elas tenham estabilidade. Esse é, ao lado da criação de infraestrutura, um dos meios de fixar médicos em regiões em que há déficit de profissionais.

A má distribuição de médicos, para os debatedores, não é um problema exclusivo brasileiro. Martins, da USP, cita exemplos de experiências no exterior que mostraram que a residência é um caminho para fixar médicos em áreas pouco atrativas. Ele ressalta, contudo, que a residência é possível apenas onde exista infraestrutura adequada.


Endereço da página:

Links no texto: