Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do 2º Fórum a Saúde do Brasil

Divulgação

Ana Paula Ruenis

Preside a Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (Abracro). É responsável pela área de desenvolvimento estratégico e negócios da Intrials Latin América. Formada em farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP), tem mestrado e doutorado em farmacologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp), além de treinamento na área de ciências biofarmacêuticas pela Universidade da Califórnia em São Francisco (EUA).
Vai participar da discussão sobre "O sistema regulatório no Brasil", na terça (12), às 10h10.

-

Antônio Britto

Divulgação

É presidente-executivo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) desde 2009. Já foi ministro da Previdência Social e governador do Rio Grande do Sul. Anteriormente, como jornalista, atuou em grandes veículos de comunicação e foi porta-voz do ex-presidente Tancredo Neves.
Vai discutir o tema "O sistema de saúde no Brasil é sustentável?", na segunda (11), às 9h20.

-

Divulgação

Áquilas Mendes

É professor livre-docente de economia da saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e do programa de pós-graduação. Também leciona na pós-graduação do programa de Economia Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Tem doutorado em ciências econômicas pela Unicamp e pós-graduação em política e relações internacionais pela Universidade de Lancaster (Inglaterra). Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde entre 2007 e 2010.
Vai debater sobre o tema "Os desafios do financiamento em saúde", na terça (12), às 12h10.

-

Divulgação

Arthur Chioro

Atual ministro da Saúde, Chioro é professor-adjunto do departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Médico sanitarista, fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, pela Unicamp e Unifesp, respectivamente. Além de professor, foi pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde e secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-96) e de São Bernardo do Campo-SP (2009-14). Também presidiu o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos.
Fará a abertura do Fórum, na segunda (11), às 9h.

-

Divulgação

Bráulio Luna Filho

É professor livre-docente em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), além de coordenador do exame do conselho. Médico formado pela Universidade Federal da Bahia, possui doutorado em cardiologia pela Unifesp, e presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Foi pesquisador convidado de pós-doutorado no hospital Brigham & Women, da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA).
Vai participar do debate "Como aperfeiçoar a formação médica no Brasil", na terça (12), às 9h20.

-

Divulgação

Carlos Goulart

Desde 2010 é presidente-executivo da Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares). Formado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília, tem MBA pela Universidade Duke (EUA). Chefiou a filial da Siemens Healthcare no Brasil, empresa onde trabalhou por 30 anos.
Vai participar do debate "Brasil: pátria inovadora?", na segunda (11), às 11h20.

-

Divulgação

Carlos Henrique de Brito Cruz

Diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é formado em engenharia eletrônica pelo ITA (Instituto de Tecnológico de Aeronáutica) e tem mestrado e doutorado pelo Instituto de Física da Unicamp. Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000, foi presidente da Fapesp e reitor da Unicamp. Foi pesquisador convidado da Universitá degli Studi (Itália), professor visitante na Universidade Pierre et Marie Curie (França) e visitante residente nos Laboratórios Bell, da AT&T (EUA).
Vai participar do debate "Brasil: pátria inovadora?", na segunda (11), às 11h20.

-

Cláudia Collucci

Lucas Lima/Folhapress

É repórter especial e colunista da Folha, especializada na área da saúde. Jornalista, mestre em história da ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em gestão de saúde pela FGV de São Paulo, foi bolsista da universidade de Michigan, em 2010, e da universidade de Georgetown, em 2011, onde pesquisou sobre conflitos de interesse e o impacto das novas tecnologias em saúde. Escreveu "Quero Ser Mãe" (Palavra Mágica), que conta histórias de mulheres que engravidaram ou tentaram engravidar com o auxílio da medicina. Também é autora de "Por Que a Gravidez Não Vem?" (Atheneu) e coautora de 'Experimentos e Experimentações'.
Vai fazer o encerramento na segunda (11) e terça (12), às 13h.

-

Divulgação

David Uip

Secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde setembro de 2013, é conhecido por seu trabalho na luta contra a Aids no Brasil. Fez mestrado e doutorado em Doenças Infeciosas e Parasitárias pela USP. Foi diretor executivo do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo e Diretor Técnico de Serviço do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. É professor titular da Faculdade de Medicina do ABC. Na equipe do hospital Sírio-Libanês, foi responsável pelo tratamento de políticos como a presidente Dilma Rousseff.
Fará a abertura do segundo dia de Fórum, na terça (12), às 9h.

-

Divulgação

Eudes Aquino

Presidente da Unimed do Brasil. É mestre e doutor em clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Possui pós-graduação em gestão empresarial avançada em saúde e MBA em gestão de serviços de saúde, ambos pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). Foi vice-presidência da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (IHCO, na sigla em inglês), além de presidente da Unimed Piracicaba.
Vai participar do debate "Aumento dos custos e o futuro da saúde privada", na segunda (11), às 12h10.

-

Divulgação

Florisval Meinão

Presidente da Associação Paulista de Medicina, é médico otorrinolaringologista, graduado pela Unesp. Chefe da seção de Diagnóstico e Terapêutica do serviço de otorrinolaringologia do Hospital do Servidor Público Estadual, onde também é professor.
Vai debater sobre o tema "Faltam médicos ou falta planejamento na Saúde?", na segunda (11), às 10h10.

-

Divulgação

Francisco Balestrin

É presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados, da qual foi um dos fundadores, e vice-presidente executivo e diretor médico do Grupo Vita. Possui especializações em saúde pública pela USP e em administração hospitalar pela FGV, além de MBA em gestão de planos de saúde. É membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.
Vai participar do debate "Aumento dos custos e o futuro da saúde privada", na segunda (11), às 12h10.

-

Divulgação

Gonzalo Vecina Neto

Superintendente do Hospital Sírio-Libanês desde 2007 e professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi secretário nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e secretário municipal da Saúde de São Paulo. Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), tem mestrado em administração, concentração de saúde, pela FGV.
Vai discutir o tema "O sistema de saúde no Brasil é sustentável?", na segunda (11), às 9h20.

-

Joel Rodrigues/Folhapress

Ivo Bucaresky

Presidente interino e diretor de gestão institucional da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado em administração pública pela FGV. Ocupou os cargos de diretor do Instituto dos Economistas do Rio de Janeiro, diretor administrativo e financeiro da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente e chefe de gabinete do ministro do Meio Ambiente.
Vai participar da discussão sobre "O sistema regulatório no Brasil", na terça (12), às 10h10.

-

Divulgação

Jarbas Barbosa

É secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Médico pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em ciências médicas e doutorado em saúde coletiva pela Unicamp, além de especialização em saúde pública e em epidemiologia pela Fiocruz. Coordenou o programa de combate à Aids em Pernambuco, trabalhou como secretário da Saúde daquele Estado e da cidade de Olinda (PE). Também dirigiu o Centro Nacional de Epidemiologia. Foi secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde, e gerente de Vigilância em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É representante do Brasil no Comitê Executivo da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Vai participar do debate "Brasil: pátria inovadora?", na segunda (11), às 11h20.

-

Divulgação

José Miguel do Nascimento Jr.

Coordenador do programa Farmácia Popular, do governo federal, que dá desconto para a compra de medicamentos, e farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC).. É farmacêutico bioquímico, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização e mestrado em saúde pública. É diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, desde 2008.
Vai debater sobre o tema "Sistema de copagamento: desembolso do cidadão", na terça (12), às 11h20.

-

Divulgação

Marcos Bosi Ferraz

É diretor do Centro Paulista de Economia da Saúde e professor adjunto da Unifesp. Possui mestrado em epidemiologia clínica e pós-doutorado em economia da saúde pela McMaster University (Canadá). Graduou-se pela Unifesp, onde também fez doutorado em reumatologia.
Vai debater sobre o tema "Os desafios do financiamento em saúde", na terça (12), às 12h10.

-

Divulgação

Mario Dal Poz

Professor adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ e editor-chefe do periódico Human Resources for Health. Coordenou a área de recursos humanos para a saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). Médico pediatra, tem mestrado em medicina social pela UERJ e doutorado em saúde pública pela Fiocruz. É bolsista de produtividade do CNPq, além de bolsista Prociência da UERJ e Cientista do Nosso Estado, da Faperj.
Vai debater sobre o tema "Faltam médicos ou falta planejamento na Saúde?", na segunda (11), às 10h10.

-

Divulgação

Martha Regina de Oliveira

Diretora-presidente substituta da ANS (Agência Nacional de Saúde). É médica pediatra, com graduação e mestrado em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda na área de envelhecimento humano pela UERJ. Entrou na ANS como médica consultora e tornou-se servidora efetiva em 2005.
Vai participar do debate "Aumento dos custos e o futuro da saúde privada", na segunda (11), às 12h10.

-

Divulgação

Milton Martins

É professor titular de Clínica Médica da USP e diretor do serviço de clínica geral do Hospital das Clínicas. Cursou graduação e doutorado na USP e fez seu pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Harvard (EUA).
Vai debater sobre o tema "Faltam médicos ou falta planejamento na Saúde?", na segunda (11), às 10h10.

-

Divulgação

Osmar Terra

Deputado federal pelo PMDB/RS. Em seu quinto mandato, é presidente da Frente Parlamentar de Saúde da Câmara e da subcomissão destinada a tratar da reestruturação e financiamento do SUS. Médico pela UFRJ, possui especialização em desenvolvimento da primeira infância pela UnB, e mestrado em neurociência pela PUC-RS. Também preside as frentes parlamentares mistas de Combate às Drogas e de Primeira Infância. Foi secretário da Saúde do Rio Grande do Sul e prefeito da cidade de Santa Rosa (RS).
Vai debater sobre o tema "Os desafios do financiamento em saúde", na terça (12), às 12h10.

-

Divulgação

Paulo Hoff
 
Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - Octavio Frias de Oliveira (Icesp) e do centro de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, além de professor titular da disciplina de oncologia clínica da USP. É médico graduado pela UnB, com doutorado pela USP. Fez residência em medicina interna no Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami (EUA). Também estudou hematologia e oncologia na Faculdade de Medicina Baylor (EUA) e foi professor associado no Centro de Câncer M.D. Anderson, da Universidade do Texas (EUA). É membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Oncologia, entre outras.
Vai participar do debate "Brasil: pátria inovadora?", na segunda (11), às 11h20.

-

Divulgação

Pedro Ramos

Advogado e consultor jurídico, é diretor da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo). Foi diretor jurídico das operadoras Amesp Saúde, Medial e Amil.
Vai discutir o tema "O sistema de saúde no Brasil é sustentável?", na segunda (11), às 9h20.

-

Divulgação

Sigisfredo Luis Brenelli

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e professor assistente do Departamento de Clínica Médica da Unicamp, onde fez mestrado e doutorado. Foi diretor do Departamento da Gestão do Trabalho e da Educação, do Ministério da Saúde.
Vai participar do debate "Como aperfeiçoar a formação médica no Brasil", na terça (12), às 9h20.

-

Divulgação

Walter Ihoshi

Deputado federal pelo PSD/SP. Está em seu terceiro mandato. É formado em administração pública pela FGV e tem especialização em comércio internacional pela Universidade da Califórnia (EUA). Em 2013, coordenou a Frente Parlamentar para a Desoneração dos Medicamentos.Também foi autor de emendas parlamentares destinadas ao auxílio das Santas Casas, hospitais e centros de saúde.
Vai debater sobre o tema "Sistema de copagamento: desembolso do cidadão", na terça (12), às 11h20.


Endereço da página: