Folha de S. Paulo


Seminário que discute exportações brasileiras continua nesta quinta

O Fórum de Exportação, evento promovido pela Folha e que discute temas do país, continua nesta quinta-feira (28) em São Paulo, no Tucarena (r. Monte Alegre, 1.204, Perdizes), das 9h às 13h.

Nesta quinta participarão do Fórum o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, o ex-ministro José Botafogo Gonçalves (Indústria, Comércio e Turismo), o presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, Rubens Barbosa, o economista Paulo Feldmann, o consultor em comércio e política agrícola Pedro Camargo Neto, além de Marcos Jank, da BRF.

Na quarta, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles abriu o evento. Para ele, o Brasil precisa reestruturar setores da economia para aumentar as exportações e, assim, reverter o deficit na balança comercial, afastando o perigo de uma possível crise.

Já o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, e o diretor do BRICLab da Universidade de Columbia, Marcos Troyjo, concluíram que o Brasil precisa desenvolver uma visão estratégica para conviver com uma nova China.

O seminário traça um panorama do comércio exterior brasileiro e discute a inserção do país na economia global.

O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos discutidos.

Temas como a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas também são abordados.

O fórum faz parte da programação Seminários Folha. No ano passado, a série de eventos foi inaugurada com o Fórum de Mobilidade Urbana. Na sequência foram realizados os fóruns Saúde do Brasil e Sustentabilidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

28.AGO TEMA PALESTRANTE
9h Abertura
9h20 Entraves para as exportações industriais  Marcos Jank; José Augusto de Castro
10h40 Crise argentina: impacto para as exportações brasileiras José Botafogo Gonçalves
11h Coffee Break
11h40 Proteção, protecionismo e promoção comercial no governo Dilma Rubens Barbosa; Paulo Feldmann
12h20 Barreiras fitossanitárias, barreiras verdes, contenciosos e outros obstáculos para o Brasil Pedro de Camargo Neto
12h40 Encerramento

*

FÓRUM A EXPORTAÇÃO DO BRASIL
QUANDO Quarta (27) e quinta-feira (28)
HORÁRIO A partir das 9h
VAGAS Limitadas
ONDE Teatro Tucarena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes - São Paulo)


Endereço da página:

Links no texto: