Folha de S. Paulo


De cabelo a navio de guerra; veja curiosidades sobre as exportações brasileiras

O Brasil exporta de tudo. Pense em uma mercadoria produzida aqui e tenha certeza, há mercado para ela em algum lugar fora de nossas fronteiras.

Às vezes, o mercado internacional busca coisas inusitadas. É o caso dos 188 kg de cabelo bruto negociados com Israel entre janeiro e julho deste ano. O negócio rendeu ao país US$ 81 mil.

A diplomacia pauta as relações exteriores do Brasil, mas nem por isso a indústria nacional deixa de vender equipamentos bélicos. O governo turco investiu em julho US$ 318 mil para comprar um navio de guerra com o selo "indústria brasileira".

Veja abaixo mais curiosidades sobre as exportações do país.

CARNE DE CAVALO

A demanda interna para a carne de cavalo é limitada. A iguaria, entretanto, agrada paladares no exterior e, entre janeiro a julho, rendeu ao Brasil US$ 3,374 milhões em exportações para seis países.

Rússia, com US$ 1,632 milhão, e Bélgica, US$ 1,299 milhão, são os principais mercados, mas o produto foi negociado também com Japão, Vietnã, Austrália e Itália.

AVIÕES

Responsável pela compra de 50 aviões nos primeiros sete meses do ano, os Estados Unidos impulsionaram o comércio no setor. Ao todo, foram negociadas 80 aeronaves no período para 18 países, movimentando US$ 1,751 bilhão.

México e Holanda adquiriram quatro veículos cada, enquanto o Reino Unido levou três. As outras nações com mais de um avião comprado são Belarus, China, Japão e Alemanha.

O perfil das exportações é variado. Enquanto as Ilhas Virgens Britânicas investiram US$ 45 milhões em um aparelho, a Tailândia gastou apenas US$ 222 mil.

CAFÉ

Quente ou gelado, amargo ou adocicado, o café é consumido em todas as partes do mundo. As exportações da commodity geraram US$ 3,142 bilhões em exportações.

No ranking da compradores, Estados Unidos e Alemanha dividem a primeira posição. Cada nação importou o equivalente a US$ 680 milhões na mercadoria.

Ao todo, o produto chega a 87 países em cinco continentes.

CALÇADOS

Os calçados brasileiros são vendidos para 146 países. Em nenhum outro lugar eles fazem tanto sucesso quanto no Paraguai. Só nos primeiros sete meses do ano foram vendidos 8,3 milhões de pares para o parceiro de Mercosul.

As importações paraguaias somam US$ 28 milhões. Valor bem inferior ao negociado com outros quatro países: Estados Unidos –US$ 107 milhões por 6,5 milhões de pares–, Argentina, França e Angola.

Na lista dos 10 maiores mercados há consumidores com gostos bem distintos: os franceses (4º) preferem produtos estilosos, enquanto os sauditas (10º) gostam mais do tradicional.

CACAU

Fundamental para a fabricação do chocolate, o cacau brasileiro é popular entre os fabricantes argentinos. Entre janeiro e julho, as vendas para o país chegaram a US$ 71,9 milhões.

O principal mercado é a América Latina. Além dos argentinos, chilenos, uruguaios mexicanos, colombianos e bolivianos estão entre os dez maiores importadores da matéria-prima do Brasil.


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