Folha de S. Paulo


Brasileiros se dividem entre pagar mais imposto ou plano de saúde, diz Datafolha

A pesquisa "Paranorama da Saúde no Brasil", apresentada nesta quarta-feira (26) pelo Datafolha, revelou que os brasileiros se dividem sobre o caminho a ser seguido pelo sistema público de saúde no país.

O levantamento foi feito em parceria com a Interfarma e divulgado no Fórum a Saúde do Brasil.

Veja todos os vídeos do Fórum a Saúde do Brasil

Os dados mostram que 47% preferem pagar menos impostos ao governo e usar os recurso para contratar planos de saúde privados. Os 43% restantes dizem que gostariam de contribuir com mais recursos desde que os serviços públicos de saúde melhorassem.

"Considerando-se a margem de erro da pesquisa, é possível dizer que a sociedade brasileira está dividida quanto ao futuro do sistema de saúde e as políticas a serem adotadas", pontua Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Se os entrevistados se dividem entre os que querem a melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde) e os que preferem pagar menos impostos e usar planos privados, não há discordância quanto à avaliação da saúde no país.

Somente 8% dos usuários do SUS avaliaram o atendimento positivamente. Na rede privada, a aprovação chegou a 44%, menos da metade dos usuários do serviço pago.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

MAIOR PREOCUPAÇÃO

A pesquisa também mostra uma alteração da principal preocupação do brasileiro ao longo dos anos. Hoje, a saúde vem em primeiro lugar, com 45%. Em 2003, porém, era uma questão secundária –só havia sido citada como a maior preocupação por 6% dos entrevistados.

No começo dos anos 2000, a maior preocupação dos brasileiros era o desemprego. Hoje, essa questão é apontada como principal por 4% dos entrevistados.

Segundo Paulino, a pesquisa atual não traz resultados surpreendentes, mas confirma trabalhos anteriores e a preocupação do brasileiro com o tema.

"É importante porque trata do principal problema do país na visão dos brasileiros, traz questões cruciais e cobriu todo o país. É um tema que vai pautar as eleições neste ano", afirmou.

Os detalhes do levantamento serão divulgados neste sábado (29) em caderno especial da Folha sobre o fórum.


Endereço da página:

Links no texto: