Folha de S. Paulo


Secretário estadual David Uip abrirá segundo dia de fórum de saúde

Continua nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, o Fórum a Saúde do Brasil, evento promovido pela Folha para debater questões relevantes do cotidiano dos brasileiros.

David Uip, secretário de Estado de Saúde de São Paulo, abrirá a programação do dia. Médico infectologista, Uip é conhecido por seu trabalho na luta contra a Aids no Brasil e como responsável pelo tratamento de políticos como a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre 2003 e 2008, foi diretor-executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em seguida, Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do governo federal, discute a efetividade do programa "Mais Médicos". Ele dividirá a mesa com o professor titular de urologia da USP, Miguel Srougi.

Sales substitui no evento José Gomes Temporão, ex-ministro do governo Lula e atual diretor-executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, que não poderá comparecer.

O fórum continua com uma apresentação sobre a saúde financeira dos hospitais. A palestra terá a presença de Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, de Gonzalo Vecina Neto, do superintendente do hospital Sírio-Libanês, e de Walter Cintra Jr., diretor-executivo do Instituto de Ortopedia do HC e professor convidado dos cursos de planejamento e gestão de serviços de saúde da Fundação Getulio Vargas.

De acordo com Vecina Neto, a preocupação com o bom gerenciamento dos hospitais é recente e seus administradores enfrentam obstáculos como o subfinanciamento por parte do SUS (Sistema Único de Saúde).

"O SUS não paga o valor total dos custos de cada procedimento feito. Para manter a saúde financeira, [os hospitais] precisam subsidiar o restante com os planos de saúde", exemplifica.

O dia termina com as palestras: "Impactos da tributação brasileira", com o presidente do Conselho Superior do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), Gilberto Amaral; "Brasil: um futuro país de idosos", com o presidente do Centro Internacional de Longevidade, Alexandre Kalache; e "Pesquisa clínica como fator de desenvolvimento tecnológico e inclusão social", que terá o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, João Massud Filho.

Os debates e palestras ocorrem no Tucarena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes).

Haverá cobertura em tempo real no site da Folha.

Confira a programação completa:

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: