Folha de S. Paulo


Mais da metade dos brasileiros adultos está acima do peso

Os brasileiros estão cada vez mais obesos, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde.

Em 2012, ano do último dado disponível, 51% da população adulta estava acima do peso ideal e 17,5% era obesa. Os números são maiores do que em 2006, quando 46,6% estava acima do peso e 11,4% sofria com a obesidade.

As classificações são feitas com base no IMC (índice de massa corporal), número obtido pela massa, em quilos, dividida pelo quadrado da altura, em metros. O IMC entre 25 e 30 caracteriza o excesso de peso e o IMC maior que 30 corresponde à obesidade.

Para o presidente da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Almiro Ramos, o aumento da proporção de obesos na população adulta é explicado pela maior oferta de alimentos e pela falta de atividade física.

"Há 50 anos, o gasto calórico diário médio de uma pessoa era de 50 calorias por quilo", afirma. "Por causa do estilo de vida moderno, com carros, escadas rolantes e controles remotos, hoje são apenas 30 calorias por quilo."

Pedro Amatuzzi/Código19/Folhapress
Pessoas na Unicamp aguardam para fazer cadastro para fazer cirurgia de redução do estômago
Pessoas na Unicamp aguardam para fazer cadastro para fazer cirurgia de redução do estômago

ALIMENTAÇÃO

A pesquisa mostrou que a alimentação do brasileiro é abundante em gorduras e em produtos industrializados, que contêm alto teor de açúcar e sal. Refrigerantes e sucos artificiais são consumidos regularmente por 26% da população e 31,5% comem carne com excesso de gordura.

Por outro lado, apenas um terço da população ingere frutas e hortaliças na quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ou seja, em pelo menos cinco dias da semana.

É a mesma proporção de pessoas que praticam atividade física por pelo menos 150 minutos semanais (cerca de 20 minutos por dia).

OBESIDADE INFANTIL

A obesidade é um grave problema de saúde pública porque é fator de risco para uma série de doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, apneia do sono, artrite, artrose, hérnia de disco e distúrbios cardiovasculares.

Manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente são as melhores medidas de prevenção.

"As campanhas para prevenir a obesidade precisam ter vínculo com as escolas", afirma Ramos. "A proporção de obesos já é maior entre crianças e adolescentes do que entre adultos."

De acordo com um estudo do Ministério da Saúde e do IBGE feito entre 2008 e 2009, 21,7% dos jovens de dez a 19 anos estavam acima do peso.

CIRURGIA BARIÁTRICA

Os dados foram usados pelo ministério para justificar a mudança na idade mínima para realizar a cirurgia bariátrica, de 18 para 16 anos, em vigor desde 2013.

O procedimento está cada vez mais difundido no Brasil. Em 2013, houve um salto de 11% no número de cirurgias de redução de estômago realizadas em adultos em relação ao ano anterior.

Foram 80 mil cirurgias, das quais aproximadamente 8.000 feitas pelo SUS,de acordo com estimativa da SBCBM.


Endereço da página: