Folha de S. Paulo


Dupla de artistas espalha fotos em árvores e postes de SP

Há quanto tempo você não revela um filme fotográfico?

A arquiteta Adriana Iura, 38, e a fotógrafa Tatiana Giustino, 38, fazem isso quase todos os dias. Cansadas de ver imagens escondidas em HDs e celulares, elas radicalizaram e começaram a pendurar suas fotos em postes e árvores de São Paulo.

Há um recado simples junto a todas as imagens: "Pegue a foto". O conselho é literal: todas imagens estão ali para serem levadas –assim, de graça.

Mas por que transformar a cidade num grande álbum?

Adriana explica: "Lembra como era gostoso esperar revelar o filme para ver se a foto ficou boa? Ninguém mais faz isso. O trabalho brinca com essa nostalgia. E também ajuda a embelezar São Paulo", diz.

Do fim de setembro até hoje, 350 fotos foram distribuídas na Vila Madalena (zona oeste) e Moema (zona sul). A dupla reconhece que ambos não são exatamente os melhores exemplos de bairros feios.

"Estamos bem no começo, esses são bairros onde costumamos caminhar. Mas queremos também espalhar em outros lugares, como centro e periferia", diz Adriana.

Não há um tema específico ou uma narrativa nas fotos penduradas nas ruas. "Conjugamos nossos gostos: tem arquitetura, flores, fotos coloridas, preto e branco também."

O tipo de foto também varia –de filmes de 35 mm e 120 mm a Polaroids e câmeras digitais.

"Já vimos gente levando para casa e gente pegando e jogando fora na hora. Faz parte, a ideia é ajudar as pessoas a perceberem a cidade no 'micro', não no 'macro'".

Ambas bancam as impressões do próprio bolso. "Há sim um investimento, mas é um projeto de coração. Não temos intenção de ganhar nada com isso, fazemos com carinho", diz a arquiteta.


Endereço da página:

Links no texto: