Folha de S. Paulo


Filme com máscara usada em protestos foi um dos mais procurados no Google em 2013

Todo ano o Google divulga uma lista, denominada Zeitgeist (termo em alemão para "o espírito dos tempos"), com os 10 termos mais procurados em seu sistema de pesquisa. Quando se trata do interesse de brasileiros por cinema, em 2013, a surpresa foi o filme "V de Vingança", lançado em 2006.

O filme, do diretor James McTeigue e com Natalie Portman e Hugo Weaving no elenco, se passa numa Inglaterra futurista e com um sistema totalitário. Um homem mascarado, conhecido pelo codinome V, provoca uma revolução ao convocar os compatriotas a se rebelarem contra o sistema.

O longa foi baseado nos quadrinhos de mesmo nome escritos por Alan Moore e desenhados por David Lloyd entre 1981 e 1988. O personagem anarquista usa uma máscara do conspirador Guy Fawkes (1570-1606), personagem histórico, enforcado por tentar explodir o parlamento inglês em 1605.

A máscara usada por V foi amplamente reproduzida durante os protestos realizados em São Paulo, iniciados em junho, depois que a tarifa de ônibus e metrô foi aumentada de R$ 3 para R$ 3,20.

*

CONFIRA A LISTA DE FILMES MAIS PROCURADOS EM 2013:

1. Meu Malvado Favorito
Na animação, o vilão Gru planeja roubar a Lua com a ajuda de pequenas criaturas. Seus planos são atrapalhados quando três meninas órfãs veem Gru como pai. A sequência foi lançada em 2013.

*

2. Guerra Mundial Z
O mundo está sendo invadido por zumbis e uma organização luta para evitar o pior. Gerry, repórter da instituição e enviado especial para a zona de conflito, começa uma série de entrevistas com sobreviventes do ataque.

*

3. Detona Ralph
Na animação, um vilão de videogame está cansado de ser visto com maus olhos. É então que ele inicia uma saga por gerações de jogos eletrônicos para provar que pode ser um super-herói.

*

4. V de Vingança
O filme se passa numa Inglaterra futurista e com um sistema totalitário. Um homem mascarado, conhecido pelo codinome V, provoca uma revolução ao convocar os compatriotas a se rebelarem contra o sistema.

*

5. Elysium
No ano 2154, os ricos vivem na estação espacial Elysium enquanto os pobres ocupam a Terra. Um trabalhador, vítima de um acidente industrial, tenta chegar a Elysium para se curar, usando falsa identidade.

*

6. Invocação do Mal
Ed e Lorraine Warren, investigadores de fenômenos paranormais mundialmente conhecidos, foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma isolada casa de fazenda.

*

7. Wolverine Imortal
Wolverine vaga por bares e becos, sem grandes motivos para viver. Procurado por um homem cuja vida ele salvou há décadas, Wolverine viaja ao Japão para vê-lo. Lá ele recebe uma oferta tentadora.

*

8. Argo
Em 1979, no meio da Revolução Iraniana, militantes fazem americanos de refém. Mas seis deles conseguem escapar e encontrar refúgio. Sabendo que é apenas uma questão de tempo eles serem encontrados e mortos, um especialista da CIA sugere um plano para retirá-los do país. Vencedor do Oscar de melhor filme, edição e roteiro adaptado.

*

9. Círculo de Fogo
Robôs gigantes pilotados por humanos são criados para lutar contra monstros que emergem dos mares.

*

10. Django Livre
King Schultz compra a liberdade de um escravo com a intenção de treina-lo para que ele o ajude a caçar recompensas. Os dois tentam libertar a mulher do serviçal, cujo proprietário é um fazendeiro cruel. Vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante (Christoph Waltz) e roteiro original.


Endereço da página:

Links no texto: