Folha de S. Paulo


Ex-líder dos Garotos Podres conta como compôs 'Papai Noel Velho Batuta'

José Rodrigues Mao Junior, 50, o Mao, escreveu "Papai Noel Velho Batuta" na primeira metade dos anos 1980. Virou um dos hits do grupo punk Garotos Podres, do qual foi vocalista e letrista entre 1982 e 2013.

"Naquele contexto, é evidente o que a expressão 'velho batuta' significa", afirma três décadas depois.

Para bom entendedor, meio trocadilho basta: como os censores ainda pegavam no pé naquele finzinho de ditadura militar, Mao achou melhor não pôr o título original, que chamava o bom velhinho de filho daquela profissional que rima com batuta. "A opção evitou cortes e só enriqueceu a música."

Atualmente, o músico divide-se entre uma nova banda, O Satânico Dr. Mao e Os Espiões Secretos, e a carreira acadêmica --é doutor em História Econômica pela USP.

O que não mudou foi seu sentimento sobre o Natal. "Faço parte de uma minoria numerosa que detesta as festas natalinas. O caráter consumista e a hipocrisia do período sempre me incomodaram demais."

Ele não tem filhos. Mas, se houvesse um Maozinho na área, já sabe o que faria: "Acreditar ou não na existência do Papai Noel está bastante relacionado à idade. É preciso tomar cuidado com crenças infantis. Não destruiria o sonho de uma criança. Apresentaria argumentos. Devagar."

-

A MÚSICA EXPLICADA PELO AUTOR

"Papai Noel Velho Batuta" 1

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista 2

Presenteia os ricos 3
E cospe nos pobres
Presenteia os ricos
E cospe nos pobres
Pobres, pobres

Mas nós vamos sequestrá-lo 4
E vamos matá-lo

Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal 5

1. A censura ainda era atuante em 1985, quando lançamos nosso primeiro disco, "Mais Podres do que Nunca". Achei interessante ludibriar os censores com "Papai Noel Velho Batuta" em vez de "Papai Noel Filho da Puta".

2. O Natal, festividade pagã em sua gênese, foi apropriado de modo grosseiro pela Igreja Católica e pelo capitalismo. Algo inaceitável.

3. Os aspectos mais perversos da desigualdade social estão refletidos neste verso. O gigantesco apelo consumista é o que está em jogo.

4. Em 1982, o sequestro de Noel por menores carentes seria o tema de uma peça que acabou não acontecendo. Fizemos esta música para ela.

5. Consigo fugir de todos os eventos sociais da época. Tenho muitos amigos judeus e chineses. Eis a minha dica para quem detesta o Natal: junte-se aos não cristãos e divirta-se.

Vitor M/Projetor/Folhapress
José Rodrigues
José Rodrigues "Máo" Júnior, Ex-líder dos Garotos Podres, conta como compôs 'Papai Noel Velho Batuta'

Endereço da página:

Links no texto: