Folha de S. Paulo


Campanha incentiva donos a darem cuidados especiais aos bichos no fim de ano; veja dicas

Esquecidos pelos donos em meio à correria entre Natal e Ano Novo, os bichos de estimação acabam sofrendo com alimentação errada e estresse.

Uma campanha no Hospital Veterinária Sena Madureira visa orientar os donos para que os pets sofram menos nas festas de fim de ano. O local constata, anualmente, um aumento de 30% no número de animais internados nesta época.

Divulgação
Equipamentos do Hospital Sena Madureira utilizados para fazer check-up em bichos em campanha de final de ano
Equipamentos do Hospital Sena Madureira utilizados para fazer check-up em bichos em campanha de final de ano

Os problemas variam: há desde bichinhos com diarreia e vômito, por terem comido alimentos inapropriados da ceia, até animais com queimaduras por fogos de artifício.

Segundo o veterinário Mário Marcondes, diretor do hospital, é preciso pensar nos cuidados cerca de 20 dias antes das festas. Quem vai levar o bichinho para viajar precisa checar se as vacinas estão em dia e aplicar antipulgas e vermífogos.

Para quem não vai viajar, a dica é separar um cômodo da casa durante as festas para que o animal não fique no meio da muvuca. O local deve ser arejado e sem objetos que possam cair caso o pet se assuste. "Eles gostam de se esconder quando há gritos ou fogos de artifício, então é bom deixar um cantinho acolchoado debaixo da cama", explica o veterinário.

Também é preciso orientar os convidados para não darem restos da ceia para os animais e ter cuidado especial com aqueles que têm doenças crônicas. "Os que tomam remédios devem ir ao veterinário fazer ajustes", diz o especialista.

A campanha, que vai até este domingo (15), consiste na distribuição de uma cartilha com dicas e um check-up grátis, caso o dono agende uma consulta no hospital.

Hospital Veterinário Sena Madureira. Rua Sena Madureira 898, Vila Mariana, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5572-8778. Preço: R$ 220 (Consulta com direito a check-up e cartilha com orientações). Até 15/12.


Endereço da página: