Folha de S. Paulo


Batata rústica com alecrim e dentes de alho é sucesso na melhor lanchonete de SP

O alecrim é o queridinho da vez. Em bons drinques, num frango assado ou até mesmo em meio a amendoins e castanhas do tira-gosto com cervejinha, lá está ele, imprimindo seus inconfundíveis sabor e aroma.

Apesar de combinações, digamos, nem sempre certeiras, um dos casamentos mais harmoniosos e duradouros é o da batata rústica com alecrim, acompanhada de dentes de alho (mero coadjuvante) --um dos clássicos da Lanchonete da Cidade, responsável por levá-la, mais uma vez, ao trono.

Espécie de tomate seco dos anos 2000, o alecrim aparece em quantidade equilibrada, para não desfalcar as rodelinhas de batata nem deixar o alho se sobrepor ao ingrediente principal.

A batata rústica frita é uma unanimidade entre a freguesia da lanchonete. Um giro de 360 graus é suficiente para conferir que ela está presente em quase todas as mesas. Talvez não precise de tal exercício: basta um olfato apurado para perceber que o perfume de alecrim está no ar.

Na unidade da Lanchonete da Cidade de Moema (zona sul paulistana), o pernambucano de Salgueiro, Marquinhos, 22, há quatro anos trabalhando ali, atende à solicitação do freguês e reforça as folhinhas.

Com o capricho, é possível preservar uns raminhos do arbusto, chamado pelos romanos de "rosmarinus" ("orvalho do mar", em latim), para acompanhar o suculento e saborosíssimo hambúrguer que estava por vir. Está aí outra boa harmonia que deu samba: o alecrim cai muitíssimo bem com as carnes vermelhas.

Minutos após o prato chegar à mesa, o garçom Marquinhos passa para conferir se a carne está no ponto certo. E, é claro, se carece de um bocadinho mais de alecrim.

MELHOR LANCHONETE + BATATA FRITA (JÚRI)

Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: