Folha de S. Paulo


Projeto pretende encenar 39 peças de Shakespeare até 2023

O projeto é audacioso: levar aos palcos, durante os próximos dez anos, as 39 peças escritas por William Shakespeare (1564-1616). A iniciativa --batizada de "Shakespeare - Projeto 39"-- é uma parceria entre a Cia. da Matilde, a SE4 Produções e o Escritório das Artes, e o pontapé inicial será na quinta-feira (24) com a estreia do clássico "Ricardo 3º".

Protagonizado por Chico Carvalho, o espetáculo mostra a busca sangrenta pela sucessão do trono inglês, em meio a assassinatos, traições e complôs. Mayara Magri também compõe o elenco de 14 atores, dirigido por Marcelo Lazzaratto.

Erike Busoni, um dos idealizadores dessa maratona shakesperiana ao lado de Alexandre Brazil, diz que a base de artistas não será sempre a mesma e que a ideia é contar com novos participantes a cada etapa.

O cronograma inclui uma média de três a quatro montagens anuais. Para 2014 já estão programadas "Tróilo e Créssida" (com Maria Fernanda Cândido), "Romeu e Julieta" (direção de Vladimir Capella) e "As Alegres Comadres de Windsor" (dirigida por Cacá Rosset). A ordem das outras está sendo definida.

Busoni afirma que entrar em contato com a obra do dramaturgo inglês é uma grande experiência de vida. "Ninguém que assiste a uma boa montagem de Shakespeare sai do teatro como entrou."

Informe-se sobre o evento


Endereço da página:

Links no texto: