Folha de S. Paulo


Revista vendida nas ruas vira livro com entrevistas de Chico Buarque a Rita Cadillac

Enquanto jornais e revistas ao redor do mundo dão adeus a seus leitores, uma publicação editada por voluntários e vendida nas ruas chega aos dez anos em tão boa forma que vai publicar um livro para contar essa história.

O lançamento do "Ecos da Ocas: a história da revista que promove transformação social" (ed. BIZU) será em 22 de outubro, na livraria Fnac da avenida Paulista, um dos pontos culturais em que a publicação é vendida.

O livro conta a trajetória da Ocas" e reúne entrevistas publicadas nesses dez anos -- Chico Buarque, Jamelão, Rita Cadillac, Seu Jorge, Zé do Caixão, Drauzio Varella, Ariano Suassuna e Wagner Moura estão entre eles.

O batepapo com Chico Buarque, concedido com exclusividade para a publicação quando o cantor e compositor completou 60 anos de idade, é um dos mais preciosos. "Essa edição se esgotou rapidamente. Muitos leitores pediam uma reedição", diz Rosi Rico, editora da revista.

Mas é o sistema de distribuição que marca Ocas", vendida nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Os vendedores --cerca de 30 hoje-- são pessoas socialmente vulneráveis, que obtém sua renda com esse trabalho. Sempre identificados por um jaleco cor de laranja, eles compram a revista por R$ 1, a revendem por R$ 4 na porta de museus, cinemas e teatros, e ficam com a diferença. A tiragem bimestral é de 5.000 exemplares.

Com essa renda e o apoio do projeto, os vendedores encontram um caminho para sair da vida nas ruas ou albergues e se reintegrar socialmente, a partir do contato com novas pessoas e novas oportunidades de trabalho.

Eles também participam na elaboração de matérias ou produzem textos próprios por meio de oficinas coordenadas por jornalistas.

Um desses textos, depoimento em primeira pessoa sobre o que é passar frio nas ruas, escrito pelo ex-vendedor da Ocas Sebastião Nicomedis, ganhou um prêmio da INSP, uma rede internacional que centraliza revistas e jornais de rua. Concorria com mais de 100 outras publicações, diz Rosi.

"É um modelo produzido em 40 países, para gerar renda para uma população vulnerável. No Brasil, são albergados, ex-presidiários. Mas cada lugar tem sua realidade. Na Noruega o foco são ex-usuários de drogas", explica a editora.

Em São Paulo, a revista pode ser encontrada nas entradas da livraria Fnac e do Masp, na avenida Paulista, em frente à Pinacoteca, na Luz (centro), na rua Augusta e na praça Roosevelt (centro) e na praça Benedito Calixto, em Pinheiros (zona oeste).

O livro "Ecos da Ocas" foi editado pela BIZU Design, que também trabalhou voluntariamente no projeto. (VANESSA CORREA)


Endereço da página:

Links no texto: