Folha de S. Paulo


Prédio do conde italiano Giuseppe Martinelli vai fazer 80 anos em 2014

Há 80 anos, o Martinelli, primeiro arranha-céu de São Paulo, foi salvo de ir abaixo. Em 1933, parte da construção encravada entre as ruas Líbero Badaró, São Bento e av. São João foi vendida para o governo da Itália.

Com a crise mundial na época, o conde italiano Giuseppe Martinelli perdeu, por dívidas, o edifício que levava seu nome.

O prédio, a partir daí, alternou fases em que teve cassinos, bordéis, hotel de luxo e até a tomada por posseiros, como um sujeito chamado Zé Pernambuco.

A obra, iniciada em 1924, só foi finalizada em 1934, com mármore italiano e piso hidráulico. São 30 pavimentos: 26 andares, mais três da chamada vila italiana, erguida no terraço, e a última laje, onde fica um desativado para-raio.

Edison Cabral, 50, é o relações públicas do Martinelli e responsável por coordenar as visitas oficiais ao terraço do prédio, que acontecem desde 2000. Em julho deste ano, ele conta, o número de visitantes (acumulados) bateu os 50 mil.

Ser um marco turístico da cidade, porém, foi algo que ficou escondido sob descaso, falta de manutenção e ocupação desordenada.

Fatiado pelo Banco do Brasil após o decreto do governo brasileiro que confiscou, em 1942, as propriedades de Alemanha, Itália e Japão, o Martinelli chegou a ter 104 proprietários e inquilinos, do Palestra Itália, no 16º andar, à Igreja do Deus Vivo, no 17º.

Hoje, além de ser ocupado pelo sindicato dos bancários do térreo até o 6º e, daí para cima, por órgãos municipais, o Martinelli é local de trabalho de cerca de 3.000 funcionários e de locação para gravação de comerciais e novelas (um casamento de "Amor à Vida" foi filmado no terraço).

Discutindo novas formas de exploração do condomínio (como ampliar o sistema de visitas nos finais de semana ou inaugurar um restaurante no terraço), o prédio pode completar 80 anos da forma mais gloriosa desde que a cidade o conheceu.

www.prediomartinelli.com.br. Av. São João, 35, 26º andar, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3104-2477. Seg. a sex.: 9h30 às 11h30 e 14h às 16h. Sáb.: 9h às 15h. Visitas monitoradas p/ condominio@prediomartinelli.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: