Folha de S. Paulo


Tour em inglês pelo centro de SP atrai estrangeiros e brasileiros que querem treinar o idioma

Em cinco minutos, Rafael Freitas, 27, resume a história do Brasil -do descobrimento às recentes manifestações- em inglês para um grupo de 29 pessoas na tarde de uma quarta-feira.

Na plateia, filipinos, alemães, americanos e espanhóis. A explanação é parte do São Paulo Free Walking Tour, passeio a pé de quatro horas pelo centro velho, sempre no idioma estrangeiro.

Grátis, o tour é patrocinado por estabelecimentos da região. Em meio à explicação sobre o Copan ("Two thousand people live here, guys! Can you imagine?" ou "Duas mil pessoas moram aqui, gente! Vocês acreditam?"), Freitas indica o Varanda Copan. Em troca, esse e outros restaurantes bancam um mapa distribuído aos turistas.

Para participar, basta aparecer no ponto de encontro. O formato foi copiado de iniciativas em cidades turísticas como Berlim, Nova York e Paris.

Formado em comunicação audiovisual, o guia -que também faz a visita na avenida Paulista- conta com uma equipe de seis pessoas para ajudá-lo.

Única do tipo, já que as outras são em português, a caminhada também atrai brasileiros. Rafael Trigo Ferreira, 20, apareceu para treinar o inglês. A tática não é exclusiva. Escolas de inglês já levaram alunos, mas, depois de alguns episódios, Freitas passou a cobrar. "Faço edições particulares para quem quer trazer grupos. Senão tumultua."

O passeio é disputado. Aos fins de semana, recebe até 50 pessoas.

Há gente de todas as idades. A americana Judy Zanchi, 51, cujo marido veio ao Brasil a trabalho, diz ter achado o guia muito simpático e informativo. "É uma boa opção para conhecer a história da cidade, já que São Paulo não tem os ônibus turísticos comuns em outros lugares."

As filipinas Sheila Amanda, 25, Mitiko Tandok, 19, e Grace Emily, 23, aproveitaram para passear sem se perder. "É mais seguro em grupo", diz Mitiko.

SP Free Walking Tour Ponto de encontro: pça. da República, s/ nº, ao lado do guichê de informações turísticas do metrô República, s/ tel. Old Downtown: qua. e sáb.: 11h30. Passeio em inglês c/ 4 h de duração. Não há necessidade de agendamento -basta chegar 15 min. antes. Grátis (gorjetas são bem-vindas).


Endereço da página:

Links no texto: