Folha de S. Paulo


Concurso elege PF vegetariano do Pará como o melhor do Brasil

No imaginário popular, e até em dicionários gastronômicos, o famoso PF aparece como a combinação de arroz, feijão, bife e salada.

Mas na 2ª edição do Melhor PF do Brasil, a definição de prato feito mostrou-se bem mais abrangente do que isso. Principalmente pela surpreendente escolha do júri que, diante de opções com pernil, carne-seca, peixes e camarões, elegeu um PF vegetariano como o melhor do país, na etapa final do concurso realizado no Centro Universitário Senac Santo Amaro, no dia 4/9.

A receita, servida há três anos no restaurante Govinda (0/xx/91/3222-2272), em Belém (PA), é uma criação da chef Ivaneide Machado, 42.

Sua composição leva: arroz integral com jambu (um tipo de erva que dá dormência na língua), chips de banana-da-terra frita, farofa de linguiça de carne de soja, salada verde com tomate-cereja e maniçoba --receita nortista feita originalmente com carne de porco e folhas de mandioca e aqui preparada com proteína de soja e queijo provolone (para dar o gostinho defumado).

"Ainda não estou acreditando na vitória. Acho que foi a originalidade do prato, pois tudo o que é diferente chama a atenção", disse a vencedora Ivaneide, vegetariana há 22 anos.

"A execução estava incrível, nenhum jurado deixou comida no prato", diz a chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, de São Paulo, curadora do concurso.

A chef defende que o PF vai muito além da definição que as pessoas das regiões Sul e Sudeste do Brasil geralmente têm. "PF é um prato equilibrado nutricionalmente, e esse era", explica.

Marcelo Lima/Divulgação
Na versão vegetariana da feijoada paraense, a chef usou provolone para dar o gosto defumado da linguiça de soja
Na versão vegetariana da feijoada paraense, a chef usou provolone para dar o gosto defumado da linguiça de soja

Ana Luiza atenta para o fato de que, quando pensamos em comida vegetariana, sempre utilizamos ingredientes não muito comuns à cultura brasileira, como a quinua. Mais um ponto para o prato vencedor. "Ivaneide conseguiu manter as tradições da sua região e ainda transformar a receita em um prato vegetariano. Teve quem não acreditasse que ali não tinha carne", diz.

O segundo lugar foi para o Ponto X (0/xx/98/3233-0475), restaurante do Maranhão que serviu mariscada com pargo grelhado. O Canto Madalena (0/xx/11/3813-6814), de São Paulo, levou o terceiro lugar com uma costelinha de tambaqui com baião de dois e farofa e banana-da-terra.

Com o prêmio (que inclui R$ 5.000 para eventuais reformas no restaurante), Ivaneide espera que suas ideias sejam compradas. "O chef que ganhou o segundo lugar disse que vai tentar fazer maniçoba no Maranhão!"

O repórter da sãopaulo Marcelo Quaz foi um dos oito jurados do concurso.

Entenda o concurso

De 1º/5 a 9/7, interessados de todo o Brasil puderam mandar receita (de até R$ 30) com foto para o concurso. Mais de cem receitas foram cadastradas no site
www.melhorpf.com.br. Após curadoria da chef Ana Luiza Trajano, as dez melhores foram submetidas a votação popular e cinco chegaram à final, quando um júri formado por oito convidados elegeu os três melhores, que dividiram premiações em dinheiro e benefícios ligados a áreas de gestão.


Endereço da página:

Links no texto: