Folha de S. Paulo


Veja dicas para não deixar faltar nada na hora da reforma (e depois dela também)

Veja dicas para não deixar faltar nada na hora da reforma, e depois dela também.

1. Liste todo o material básico necessário para que não falte nada na hora da execução. A ausência de itens é sempre uma boa desculpa para não cumprir prazos. Se o arquiteto ou o mestre de obras puderem ir às compras com você, melhor ainda.

2. Ao recorrer às liquidações das grandes redes, preste atenção: se depois você precisar de mais unidades, como azulejos e outros revestimentos, poderá descobrir que não há mais nada em estoque.

3. Programe a compra e a entrega dos materiais para que eles não ocupem espaço à toa, não quebrem e para que a chegada antecipada (ou atrasada) deles não atrapalhe os demais afazeres.

4. Teste o quadro de força e veja se a carga existente é suficiente para todos os equipamentos na casa. Verifique também o estado de tubulações. Caso seja preciso trocá-las, isso precisa constar do cronograma.

5. Estabeleça o tipo de luminária que pretende usar. Dependendo do modelo, será preciso mudar a fiação de lugar.

6. A pintura pode ser iniciada antes de todos os espaços estarem concluídos, pois ela demanda mais tempo até a última demão secar.

7. Aproveite a casa "de pernas para o ar" e mande cortinas para a lavanderia e sofás e poltronas para o estofador.

8. Durante a fase de acabamentos, escolha móveis e objetos de decoração, já que a entrega destes pode demorar até 60 dias.

9. Preveja retoques de tinta para cobrir eventuais marcas nas paredes durante a montagem da marcenaria e colocação da mobília.

Fontes: arquitetos Fábio Galeazzo e Silmara Salvetti, Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e Monique Tonini, da imobiliária Casas Bacanas, especializada em imóveis para serem reformados


Endereço da página:

Links no texto: