Folha de S. Paulo


'É uma ofensa aos vampiros compará-los com políticos', diz cineasta e 'vampira' Liz Marins

Em 2003 virou lei: 13 de agosto é oficialmente o Dia dos Vampiros. E tudo graças à cineasta e atriz Liz Marins, 37 --mas pode chamá-la de Liz Vamp, nome da personagem que encarna há 12 anos, "uma vampira brasileira e metropolitana".

A afinidade com o tema está no sangue (e sangue é a nossa palavra-chave aqui): Liz é filha de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.Ela conta que batalhou pela data para alavancar sua campanha por doação de sangue.

Liz, mãe de garotos de 13 e 17 anos, diz ter outra luta: contra quem acha que fã de sobrenatural "não tem mais o que fazer".

sãopaulo - Assusta mais vampiro ou político?
Liz Vamp - Odeio quando fazem essa comparação. Políticos estão mais para sanguessugas! Ela suga, suga, até explodir! É uma ofensa para os vampiros.

Como é ser filha do Zé do Caixão?
Eu e meus irmãos sofremos perseguição. O pessoal dizia que a gente dormia em caixão, comia coisa esquisita. Falavam: "Zé da Caixinha, Zé da Caixinha".

Que tipo de preconceito sofrem os fãs do sobrenatural?
Tem quem faça o sinal da cruz. Já vi comentarem na internet: "Ah, esse povo não tem o que fazer!". E nós, os que não têm o que fazer --os "do demônio", como acham--, não bebemos e não
vamos à balada para acordar cedo e doar sangue. Que essa pessoa pode precisar um dia.

Seu pai aprova a personagem?
Meu pai sempre disse que vampiro é coisa de gringo. Ele me perguntou se eu queria mudar a personagem para ser Iemanjá ou uma macumbeira. Mas eu não gosto de misturar com religião [ela diz não ter nenhuma], respeito todas.

Tem gente que acha que você é uma vampira de verdade?
Muitos pedem para serem mordidos, homens e mulheres. Outra dia apareceu uma mulher de uns 40 anos, bonita, com filhos, marido, falando seriamente que queria se tornar vampira.

Qual foi a situação mais aterrorizante que você passou em SP?
Para meu primeiro curta, gravamos uma cena no viaduto do Paraíso de madrugada. Levei meu filho menor. Assim que a gente ligou a câmera, saíram uns caras com capuz de trás de uma banca. Assalto na certa! Aí a gente começou a andar rápido, os caras atrás. Quando estávamos chegando... Cadê o carro? Outros bandidos haviam levado o carro!

*

Liz Vamp e outros fãs de sobrenatural --todos fantasiados como os mais diferentes seres-- se reúnem no próximo sábado (10) no vão Masp, às 10h, de onde seguem para a Fundação Pró-Sangue para doar sangue e fazer o papel de vampiros às avessas. Veja mais informações aqui.


Endereço da página:

Links no texto: