Folha de S. Paulo


Contra frio nas ruas, tapumes viram cabide de casacos grátis em Pinheiros

Os tapumes de um terreno de obras em Pinheiros (zona oeste) amanheceram protegidos por casacos. E não se trata de arte contemporânea.

Presos ao muro desde domingo, mais de 20 ganchos carregam roupas de inverno doadas para proteger quem sente frio em São Paulo. Não há burocracia: é só chegar e pegar.

A ideia é dos funcionários de um escritório de franquias vizinho ao muro, que fica próximo ao número 380 da rua Fradique Coutinho.

"Estávamos num happy hour, comendo pizza e tomando vinho. De repente o frio na cidade virou assunto. Pensamos em quem está nas ruas e resolvemos montar os cabides já no fim de semana", conta o publicitário Gustavo Andare, 33, dono do escritório Andare.

Assim que terminaram o trabalho, o primeiro morador de rua se aproximou, tímido. Bastou ele virar as costas (agora protegidas) para outros começarem a aparecer.

Nos primeiros dias, a própria equipe abasteceu os ganchos com casacos, calças e cobertores. A partir daí, o projeto "Mais calor, por favor" ganhou vida própria.

"Tem gente vindo de carro pendurar as roupas", conta Andare, que faz questão de não controlar quem pega ou quem deixa suas prendas.

"Não tem controle e nem queremos. Pode pegar e levar de vez, pode pegar emprestado e devolver, tanto faz", conta.

O vaivém de roupas é "totalmente orgânico", mas eles conseguem matar a curiosidade da janela do próprio escritório, que fica ao lado do paredão. A meta é manter o mural abastecido até o fim do inverno.

A outra novidade é que, no começo de setembro, os tapumes ganharão nova serventia.

"O dia das crianças vai estar próximo e vamos montar um mural de brinquedos", adianta o publicitário, que garante que as iniciativas não têm nada a ver com marketing.

NOVE MORRERAM EM SÃO PAULO

Pelo menos nove pessoas morreram nas ruas da capital na última semana, supostamente por conta da onda de frio.

Na sexta-feira (26), três mortes foram registradas --uma na Penha (zona leste), outra na Vila Mariana (zona sul) e outra em Santo Amaro (zona sul).

Na véspera morreram ao menos três homens: dois na Vila Maria (zona norte) e outro na favela Funerária, na Vila Maria (zona norte).

Na quarta-feira (24), quando foi registrada a madrugada mais fria dos últimos 13 anos (5,2ºC), foram três casos de mortes pelo frio: um homem com cerca de 50 anos na Liberdade (centro), outro de 58 anos em Cidade Tiradentes (zona leste) e um rapaz de 35 anos, encontrado morto no terminal Parque Dom Pedro, no centro.


Endereço da página:

Links no texto: