Folha de S. Paulo


"Cholas" de minissaia são destaque em festival boliviano no Memorial

Mais de 3 mil hermanos bolivianos vão apresentar suas danças típicas na festa Eu amo Bolívia, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto no Memorial da América Latina.

No centro das atenções está uma nova geração de "cholas": jovens que adaptaram o visual tradicional das mães e avós e vão dançar vestindo minissaias na sétima edição do evento.

"Elas têm entre 12 e 30 anos e usam roupas bem curtas, coloridas e brilhosas", conta a advogada boliviana Ruth Camacho, do Centro Cultural do Imigrante. "Essas cholitas dançam com as pernas de fora, numa adaptação da cultura deixada pelos africanos para nós."

Divulgação
Jovens cholas adaptaram as longas saias de suas antepassadas
Jovens cholas adaptaram as longas saias de suas antepassadas

A atualização do guarda-roupa surgiu há alguns anos entre as universitárias da região de Cochabamba.

Em qualquer cidade ou povoado da Bolívia, não é difícil esbarrar com mulheres usando chapéu, tranças compridas e fartas saias coloridas que vão até o chão. São elas as 'cholas' tradicionais, que estão entre as figuras mais conhecidas do folclore do país vizinho.

Além das jovens cochabambeñas, as apresentações em São Paulo mostrarão costumes das 'cholas' de La Paz e do altiplano boliviano. As roupas foram compradas ou alugadas e vieram de avião, direto da Bolívia.

A formação cultural do país andino tem como protagonistas os povos indígenas Quíchua (ou quechua), Aymara e Guarani. Além dos colonizadores espanhóis e imigrantes europeus, a presença de descendentes de africanos que foram trabalhar nas minas do país também é expressiva.

A festa Eu amo Bolívia comemora 188 anos de independência do país e pretende reunir 60 mil pessoas -- hoje, cerca de 500 mil bolivianos e descendentes vivem em São Paulo.

Até agora, estão confirmadas 13 barracas de comidas típicas, como empanadas, salteñas e frango frito. Dá para comer a partir de R$ 3.

Quem quiser participar deve levar dois quilos de alimento não-perecível.

EU AMO BOLÍVIA 2013 - Memorial da América Latina - av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP. Sáb. (3) e dom. (4): a partir das 10h. Entrada: Dois quilos de alimento não-perecível.


Endereço da página:

Links no texto: