Folha de S. Paulo


Veja fotos da mesa de trabalho de Roberto Justus e outros executivos

As mesas de quatro executivos estão retratadas nas fotos abaixo. E o que está posto sobre elas diz muito sobre esses profissionais, afirmam estudiosos do mercado e da mente.

"A mesa de trabalho fala. Fala pelos objetos que a pessoa escolhe colocar ali, que são essenciais, seja para a atividade profissional ou para lembrá-la do que está lá fora. As mesas são como 'atos falhos', que expõem aspectos da personalidade", diz a psicóloga e terapeuta do trabalho Célia Uliane.

O "coach" Ricardo Krali concorda. "A sala de trabalho é o lugar onde essas pessoas passam a maior parte do seu tempo, então acaba ganhando uma lógica de lar."

A sãopaulo fotografou, em dias normais de trabalho, as mesas de quatro executivos: Graça Foster, Roberto Justus, Luiza Trajano e Paulo Morelli.

A seguir, veja o que é possível descobrir sobre suas personalidades observando seu habitat profissional, o escritório.

*

GRAÇA FOSTER
Engenheira e presidente da Petrobras

A executiva de 59 anos, que tem fama de durona no mercado, mantém flores e esmaltes sobre a mesa. Mas apenas num cantinho do móvel. O resto é tomado por relatórios e planilhas, tanto em versão de papel quanto digital. "Sei exatamente o que são e onde estão os documentos que posiciono sobre a mesa. As análises são integradas, por isso consulto diferentes relatórios e bases de dados simultaneamente. Eu me encontro no meu jeito de organizar a papelada", disse Foster à sãopaulo.

*

ROBERTO JUSTUS
Presidente do grupo Newcomm e apresentador de TV

À frente de agências de publicidade como a Y&R, Justus,58, ganhou na categoria "computador de última geração". Sua máquina é a maior (e a mais fina) dentre todas as fotografadas. "É importante", garante. O design não termina no computador: Justus tem ainda miniaturas de carros e peças cromadas na mesa de pedra, que considera "organizada". O apoio de mouse com foto dos Beatles foi presente de uma fã de seus programas na TV, que soube que ele gostava da banda de Liverpool.

*

PAULO MORELLI
Sócio da produtora O2

O diretor mudou de sala recentemente na produtora O2, da qual é sócio ao lado do cineasta Fernando Meirelles e da produtora Andrea Barata Ribeiro, e ainda pensa no que vai manter no novo escritório. "Tem muita firula na minha mesa para ir para a gaveta", diz. O gravador e a calculadora são duas delas: "Uso celular ou tablet para fazer isso hoje em dia". Mas não quer fazer uma limpa completa. "Ajuda a pensar ter um pouco de bagunça", diz Morelli, 56, que no momento trabalha em um roteiro sobre Pedro Malasartes, personagem da mitologia brasileira.

*

LUIZA HELENA TRAJANO
Presidente do Magazine Luiza

A executiva mantém ao alcance das mãos um pote com balas, mas diz recorrer a ele com parcimônia. Perdeu 25 quilos nos últimos três anos. Disse recentemente estar numa fase mais "clean" do que no passado. E mais tecnológica também: "Fui uma das primeiras de toda a empresa a comprar um iPad e usar para trabalhar", disse a empresária de 61 anos, que está em férias, mas não larga de sua tabuleta, onde atualiza seu perfil no Twitter e recomenda vídeos que viu e gostou.


Endereço da página:

Links no texto: